Página Inicial > Notícias - PE > IFMA abre inscrições para 192 vagas em cursos de graduação

IFMA abre inscrições para 192 vagas em cursos de graduação

Seleção usará pontuação obtida no ENEM. Vagas são para cursos presenciais com ingresso ainda no segundo semestre de 2022.
  • publicado 01/09/2022 12h18
  • última modificação 02/09/2022 18h05

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) já está com inscrições abertas para ingresso nos cursos presenciais de graduação dos campi Barreirinhas, Buriticupu, Caxias e Timon. São 192 vagas ofertadas em processo seletivo simplificado, que usará a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estão sendo oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo, Biologia, Matemática, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Sistemas para Internet. As inscrições de candidatos serão realizadas de 1º a 9 de setembro, gratuitamente, pela internet, no portal do IFMA na página do Seletivo Simplificado para cursos de Graduação.

Clique aqui para se inscrever

Barreirinhas

– Tecnologia em Gestão de Turismo (Tecnólogo\Noturno) – 40 vagas

Buriticupu

– Biologia (Licenciatura\Noturno) – 28 vagas

– Matemática (Licenciatura\Noturno) – 33 vagas

Caxias (vagas incluídas pelo edital de retificação publicado na quarta-feira, 30.08)

– Matemática (Licenciatura\Integral) – 16 vagas

Timon

– Tecnologia em Gestão Comercial (Tecnólogo\Noturno) – 40 vagas

– Tecnologia em Sistemas para Internet (Tecnólogo\Vespertino) – 35 vagas

O resultado final deverá ser divulgado no dia 28 do mesmo mês. As matrículas, para a primeira chamada, estão previstas para ocorrer de 29 de setembro a 10 de outubro. O edital prevê ainda a convocação de excedentes (confira no documento as datas de convocação caso haja vagas remanescentes).

Sistema de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. Além desses 50%, o IFMA também reserva vagas para candidatos com deficiência – independente da escola de origem, cor ou renda familiar. O edital do processo seletivo prevê ainda procedimento de heteroidentificação para validação da autodeclaração étnico-racial.

Período de inscrições – 1º a 9 de setembro

Resultado – 28 de setembro