Página Inicial > Notícias - PE > IFMA realiza 11ª reunião ordinária do Conepe

IFMA realiza 11ª reunião ordinária do Conepe

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) tratou de diretrizes para o ensino a distância, assistência estudantil e uso de animais em ensino e pesquisa.
  • publicado 02/09/2022 10h57
  • última modificação 01/12/2022 16h30

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) do IFMA realizou a 11ª reunião ordinária na última segunda-feira (29). Foram tratadas as seguintes pautas: minuta da Política de Desenvolvimento da Educação a Distância; Instrução Normativa sobre a Comissão de Ética no Uso de Animais em Ensino e Pesquisa (CEUA); minuta do Regulamento do Comitê Gestor de Assistência Estudantil; apresentação das comissões organizadoras no processo de eleição complementar de novos membros do Conepe (Câmara de Ensino e Câmara de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação).

Política de Desenvolvimento de Educação a Distância

Na primeira pauta, os conselheiros discutiram o texto da resolução que vai regulamentar a oferta institucional de educação a distância (EaD) em todos os campi a partir de 2023. Atualmente, o Instituto tem 98 polos EaD, mas ainda não possui diretrizes específicas para a oferta dessa modalidade de ensino. Um dos pontos da proposta é que todos esses polos sejam administrativamente vinculados a um campus da região. A minuta ainda precisa passar pelo Conselho Superior (CONSUP).

Uso de Animais em Ensino e Pesquisa

O Conepe também aprovou a Instrução Normativa que orienta os pesquisadores do Instituto sobre a submissão de projetos à Comissão de Ética no Uso de Animais em Ensino e Pesquisa (CEUA). Sempre que, de alguma forma, as atividades envolverem o uso de animais, será necessário seguir o trâmite para análise, aprovação e acompanhamento da CEUA. Cada procedimento deve gerar um processo a ser aberto pelo docente no sistema SUAP. Em breve, o documento estará disponível na página do Conepe e na página da CEUA.

Comitê Gestor de Assistência Estudantil

A proposta do Comitê Gestor de Assistência estudantil também foi aprovada pelos conselheiros e a resolução deve ser emitida em breve pelo Conepe. De natureza propositiva e consultiva, esse comitê vai auxiliar a Pró-Reitoria de Ensino (Prenae) e a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) no planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação de revisão da Política de Assistência Estudantil. A composição será de profissionais que trabalham no setor de assistência estudantil.