Página Inicial > Notícias - PE > Parceria do IFMA com Consulado da França leva qualificação à área do turismo

Parceria do IFMA com Consulado da França leva qualificação à área do turismo

Curso de francês básico (projeto-piloto) para recepcionistas de hotéis e pousadas busca atender necessidades objetivas dos profissionais.
  • publicado 12/09/2022 17h02
  • última modificação 01/12/2022 16h30

Diálogo entre o IFMA e Consulado da França fortalece relações institucionais

O Instituto Federal do Maranhão recebeu na sede da Reitoria a visita institucional do Consulado Geral da França em Recife, representado pelo Adido de Cooperação Linguística, Adrien Puichaud, e pelo Adido de Cooperação e Ação Cultural, Sebastien Dahyot, na terça-feira, 06 de setembro.

A iniciativa amplia o diálogo entre o Instituto Federal do Maranhão e o Consulado da França em Recife (PE) e fortalece as relações entre as instituições, a construção de parcerias nas áreas de educação, cultura e linguística.

Intercambistas Étienne Cornier (Canadá) e Lucie Colrat (França)

Um dos parceiros presentes no evento, o Rotary Internacional, representado pelo presidente do Rotary Club João Paulo, Paulo Zaidan Drumond, também representado pelos intercambistas Étienne Cornier (Canadá) e Lucie Colrat (França), que estão no IFMA para experiência acadêmica de um ano no Campus São Luís Monte Castelo.

Compuseram a mesa das autoridades da solenidade o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira; o Adido de Cooperação Linguística do Consulado Geral da França em Recife, Adrien Puichaud; o Adido de Cooperação e Ação Cultural, Sébastien Dahyot; o pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral; pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA, Maron Stanley Gomes; o diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares de Souza; e a coordenadora de Qualidade e Qualificação, Ana Luiza Ferro, representando o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.

A visita marcou também o lançamento do curso de francês profissional básico voltado para o mundo do trabalho na área do turismo. Trata-se do curso, uma formação-piloto, com carga horária de 12h com focos nas necessidades objetivas dos recepcionistas de hotéis e pousadas, destacou o diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares.

Para Adrien Pichaid, Adido de Cooperação Linguística do Consulado Geral da França em Recife, a cooperação entre a Embaixada da França e o IFMA, com a implantação do francês, permitirá a instituição projetar-se internacionalmente também em outros projetos. Adrien conduziu a apresentação “O Francês como língua profissional do turismo no Maranhão” durante a solenidade.