Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias - PE > Parceria do IFMA com Consulado da França leva qualificação à área do turismo
Início do conteúdo da página Notícias

Parceria do IFMA com Consulado da França leva qualificação à área do turismo

Curso de francês básico (projeto-piloto) para recepcionistas de hotéis e pousadas busca atender necessidades objetivas dos profissionais.  
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 12/09/2022 17h02
  • última modificação 01/12/2022 16h30

Imprimir

Diálogo entre o IFMA e Consulado da França fortalece relações institucionais

O Instituto Federal do Maranhão recebeu na sede da Reitoria a visita institucional do Consulado Geral da França em Recife, representado pelo Adido de Cooperação Linguística, Adrien Puichaud, e pelo Adido de Cooperação e Ação Cultural, Sebastien Dahyot, na terça-feira, 06 de setembro.

A iniciativa amplia o diálogo entre o Instituto Federal do Maranhão e o Consulado da França em Recife (PE) e fortalece as relações entre as instituições, a construção de parcerias nas áreas de educação, cultura e linguística.

Intercambistas Étienne Cornier (Canadá) e Lucie Colrat (França)

Um dos parceiros presentes no evento, o Rotary Internacional, representado pelo presidente do Rotary Club João Paulo, Paulo Zaidan Drumond, também representado pelos intercambistas Étienne Cornier (Canadá) e Lucie Colrat (França), que estão no IFMA para experiência acadêmica de um ano no Campus São Luís Monte Castelo.

Compuseram a mesa das autoridades da solenidade o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira; o Adido de Cooperação Linguística do Consulado Geral da França em Recife, Adrien Puichaud; o Adido de Cooperação e Ação Cultural, Sébastien Dahyot; o pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral; pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA, Maron Stanley Gomes; o diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares de Souza; e a coordenadora de Qualidade e Qualificação, Ana Luiza Ferro, representando o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.

A visita marcou também o lançamento do curso de francês profissional básico voltado para o mundo do trabalho na área do turismo. Trata-se do curso, uma formação-piloto, com carga horária de 12h com focos nas necessidades objetivas dos recepcionistas de hotéis e pousadas, destacou o diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares.

Adrien Pichaid, Adido de Cooperação Linguística do Consulado Geral da França em Recife

Para Adrien Pichaid, Adido de Cooperação Linguística do Consulado Geral da França em Recife, a cooperação entre a Embaixada da França e o IFMA, com a implantação do francês, permitirá a instituição projetar-se internacionalmente também em outros projetos. Adrien conduziu a apresentação “O Francês como língua profissional do turismo no Maranhão” durante a solenidade.


Fim do conteúdo da página