Página Inicial > Notícias - PE > X Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão e Piauí será realizada em São Luís-MA

Evento da SBC, que conta com organização do IFMA e de outras instituições, vai ocorrer de 28 a 30 de setembro em formato híbrido (com opção de participação presencial ou transmissão aos inscritos). Também será realizado, nos dias 27 e 28 de setembro, o Hackathon das Fábricas de Inovação /ERCEMAPI 2022.
  • publicado 16/09/2022 14h16
  • última modificação 01/12/2022 16h30

Com o tema “A importância e os desafios da computação na era pós-pandemia”, a X Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão e Piauí(ERCEMAPI 2022) será realizada de 28 a 30 de setembro, em São Luís-MA. O evento, uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tem na organização o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Centro Universitário UNDB. O prazo de inscrições vai até o dia 30 de setembro, no site do evento. Além de minicursos e palestras que compõem a programação, será promovido, nos dias 27 e 28 de setembro, o Hackathon das Fábricas de Inovação /ERCEMAPI 2022.

Site do evento

Inscrições | Programação | Hackathon

A ERCEMAPI 2022 acontecerá em formato híbrido, retomando, após um período de eventos on-line, a opção da participação presencial, que nesta edição ocorre na capital maranhense. O evento tem na programação minicursos e palestras, com participação presencial que dependerá da capacidade máxima de vagas em cada sala, a fim de evitar aglomerações. A inscrição presencial dos eventos em paralelo será realizada no ato do credenciamento. Para participação on-line, as informações de acesso serão encaminhadas aos e-mails cadastrados dos inscritos, e durante a sessão será encaminhado o formulário de presença. Qualquer dúvida, entre em contato através do e-mail [email protected].

O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento técnico e científico sobre temas e assuntos de vanguarda na área de Computação. A escola busca incentivar a produção, publicação e disseminação de material técnico, didático e científico de alta qualidade. É um fórum de integração entre coordenadores de curso, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, e representantes dos setores governamental, industrial e de serviços. As Escolas Regionais são eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A ERCEMAPI visa se consolidar como um evento de referência nos Estados do Maranhão, Ceará e Piauí e região. Além disso, o evento colabora e contribui com a consolidação dos Programas de Pós-Graduação da região.

Hackathon

Sobre o Hackathon Fábricas de Inovação/ERCEMAPI 2022, ele será realizado de forma remota e presencial, nas dependências da Praça de Alimentação do Golden Shopping (localizado na Avenida dos Holandeses, 200, Calhau – São Luís-MA), com duração total de 30 horas. A competição, totalmente gratuita, é organizada pelas equipes das Fábricas de Inovação do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo e Campus Caxias. O período de inscrição vai até o dia 25 de setembro.

Os desafios lançados aos participantes serão apresentados no primeiro dia do evento, que será iniciado às 9h do dia 27 de setembro, pelas empresas parceiras – At Hand Tecnologia Corporativa (http://athand.inf.br/sobre-a-athand/) e FOCO (https://www.focoinfo.com.br). O Hackathon das Fábricas de Inovação/ERCEMAPI utilizará a metodologia BYOD (Bring Your Own Device). Dessa maneira, os participantes utilizam seus próprios equipamentos (computadores, entre outros que forem necessários) para realização das atividades de desenvolvimento.

A Comissão Organizadora do Hackathon através das Fábricas de Inovação do Campus Monte Castelo e Campus Caxias, certificará as equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. Todos os participantes selecionados para o Hackathon que obtiverem até 85% de presença nas atividades receberão certificado de participação no evento. Serão disponibilizadas até 40 vagas para participantes com idade maior que 18 anos ou que completem 18 anos ainda em 2022, organizadas em oito equipes contendo no mínimo três e no máximo cinco participantes.

Para realizar a inscrição de sua equipe acesse formulário de inscrição no link: https://forms.gle/3AUopRsXpNNxiFLx5

Para realizar a inscrição individual acesse formulário de inscrição no link: https://forms.gle/UrSjujjC2xTBeBAo9