Página Inicial > Notícias - PE > Gestão Participativa do IFMA recebe demandas do Campus Barra do Corda

Gestão Participativa do IFMA recebe demandas do Campus Barra do Corda

O Participa IFMA é um projeto estratégico institucional que visa firmar compromissos a partir das demandas de servidores e estudantes
  • publicado 20/09/2022 17h45
  • última modificação 20/09/2022 20h24

O IFMA Campus Barra do Corda recebeu, na manhã desta terça (20/09), a edição local do programa de gestão participativa – o Participa IFMA, projeto estratégico concebido para Gestão 2020-2024 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).  O objetivo é aproximar a gestão da Reitoria das atividades cotidianas dos campi, objetivamente, atuando em colaboração com a gestão local e o coletivo de servidores e estudantes.  O projeto é executado em 5 etapas: prospecção, pactuação, plano de ação, acompanhamento e feedback.

Na etapa da prospecção, a gestão do campus realiza o levantamento de demandas junto aos servidores e estudantes. No campus, as demandas foram consolidadas a partir de uma consulta por meio de formulário eletrônico. Na pactuação, etapa que ocorreu nesta terça, 20 de setembro, em Barra do Corda, o reitor e os pró-reitores se reúnem com os servidores e estudantes dos campi para receber, avaliar e encaminhar as ações. No plano de ação, a PROPLADI insere as demandas no módulo de gestão participativa no SUAP. No acompanhamento, os gestores e servidores do campus acompanham a execução no módulo de gestão participativa e no site. E no feedback, o reitor e os pró-reitores se reúnem com o campus para dar um retorno das demandas pactuadas.

O reitor Carlos César Teixeira pontuou que a bandeira do planejamento vem sendo hasteada no IFMA desde 2016, com efeitos positivos. Ele tratou ainda da implantação dos refeitórios e dos espaços desportivos nos campi como uma das prioridades para 2023.

A diretora geral do campus, Marinete Lobo, destacou a importância do momento, como ato especial e histórico. E ela resgatou, ainda, a trajetória do campus e seus desafios, desde a definição dos eixos e tecnológicos em audiência pública.

As demandas dos servidores foram apresentadas pelo pesquisador institucional Felipe Silva, enquanto os estudantes foram representados pelo estudante do curso de Administração, Davi Ferreira.

A mesa de honra foi formada, ainda, pela diretora de Desenvolvimento Institucional, Luciana Silva, pelo diretor de Administração de Planejamento Vitor dos Santos; pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Rogério Teles; pelo pró-reitor de Ensino e Desenvolvimento Institucional, Maron Gomes; e pelo pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral.