Página Inicial > Notícias - PE > Notícias (Destaque Foto Grande) - PE > Campus Maracanã realiza colação de grau de Ciências Agrárias e Tecnologia em Alimentos

• Henmille Dayna (estagiária). Supervisão: Romulo Gomes
  • publicado 22/09/2022 11h17
  • última modificação 22/09/2022 11h25

Solenidade de Colação de Grau dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e Tecnologia em Alimentos

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã realizou a solenidade de Colação de Grau dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e Tecnologia em Alimentos, nesta terça-feira (20). Ao  todo, 16 formandos receberam a outorga do grau, no Espaço Cultural. O momento foi marcada por emoção e por discursos sobre a inclusão das mulheres em cursos de formação profissional.

A pró-reitora de Administração, Lucimeire  Amorim Castro, fez abertura da sessão solene, representando o  reitor Carlos César. A turma Vivian Adriana Ramos Gomes, da Licenciatura em Ciências Agrárias, foi conduzida pela paraninfa, a professora Vânia Mondego Ribeiro. Já os formandos da turma Elaine Cunha Borges de Lima, do curso de Tecnologia em Alimentos, foram acompanhados pela paraninfa, a professora Josilene Lima Serra. Os juramentos ficaram por conta dos graduandos Fábio Silva (Ciências Agrárias) e Rita de Cássia (Alimentos).

O percurso até a obtenção do grau superior foi desafiador. A oradora Ila Lícia Silva Serejo relembrou essa trajetória, ao discursar em nome dos demais colegas. “Chegamos até aqui com a sensação de dever cumprido. Conseguimos superar nossos medos, dificuldades pessoais, falta de dinheiro, o cansaço durante as aulas, devido à demora dos ônibus, e a Covid-19”, enumerou a recém-formada. Apesar de tudo, ficou a admiração. “São anos nessa caminhada árdua, porém extremamente necessária, cheia de desafios, de experiências, muitos aprendizados. Pessoas diferentes, histórias diversas, mas um único propósito: nos tornarmos profissionais com êxito, inspirados pelos melhores professores de ensino”, reconheceu a nova tecnóloga em Alimentos.

A professora Vânia Mondego Ribeiro, ao representar professores e professoras, na solenidade, relembrou que em 2022 se comemora 50 anos do ingresso das primeiras estudantes  à Escola Técnica Federal do Maranhão. Passado esse tempo, ela se viu diante de uma outorga de grau a turmas compostas majoritariamente por  mulheres (havia apenas um formando do gênero masculino).

O diretor geral do Campus, Jeovani Machado Rodrigues, reforçou, em sua fala, a inclusão das mulheres na instituição. “Ao longo de 50 anos, mudamos muito e mudamos  para incluir, agregar, somar e para mudar a sociedade. A nossa instituição muda vidas, transforma e oportuniza pessoas. isso me emociona”, disse ele, ao se reportar a uma mesa diretora formada por mulheres em cargos de liderança.

Também participaram da solenidade a coordenadora geral dos Cursos Superiores, Loraine de Oliveira Lauris dos Santos; a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Agrária, Kleydejany Lima de Lemos; a coordenadora do curso de Tecnologia em Alimentos, Vivian Adriana Ramos Gomes, entre outros servidores do Campus Maracanã.