Página Inicial > Notícias - PE > Empreenda-se: inscrições abertas para o Desafio Liga Jovem do Sebrae

Empreenda-se: inscrições abertas para o Desafio Liga Jovem do Sebrae

Evento nacional vai premiar as 6 equipes vencedoras com viagem internacional para um centro de inovação. Inscrições abertas até 25 de novembro no site do evento.
  • publicado 23/09/2022 14h21
  • última modificação 23/09/2022 14h22

O Desafio Liga Jovem é uma competição nacional, de caráter educacional, promovida pelo SEBRAE, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, com o objetivo de desenvolver competências e atitudes empreendedoras dos alunos participantes por meio de atividades gamificadas que trabalham a criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, a assunção de riscos, resiliência e a curiosidade científica – competências todas presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além disso, busca promover a educação e a cultura empreendedora e gerar e dar visibilidade às soluções desenvolvidas pelos estudantes participantes que podem ser úteis à sociedade.

O evento será online e podem participar do Desafio Liga Jovem estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II ao último ano do Ensino Médio, com idade mínima de 13 anos e máxima de 18 anos, e que estão regularmente matriculados como alunos de escolas públicas ou privadas, ONGs, coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outras organizações de todos os municípios do Brasil.

As equipes são formadas por 3 a 5 integrantes e todos os participantes do grupo devem ser da mesma instituição do professor orientado.

O Desafio Liga Jovem é um programa de introdução ao Empreendedorismo com Tecnologia, em formato de concurso, em que os estudantes criam uma solução transformadora, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias, para resolver um problema de sua escola e/ou comunidade.

É estruturado a partir de conteúdos didáticos de um curso de Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, incluindo certificado de conclusão de curso para todos os participantes, aliado ao formato de concurso, que estimula a participação através da premiação dos melhores projetos (projetos com melhor avaliação).

As etapas iniciais acontecem em formato online e as etapas finais acontecem em formato presencial.

Mais detalhes você pode conferir no site oficial do evento:

Clique aqui e acesse o site do Desafio Liga Jovem

IFMA e o Projeto Estratégico Empreenda-se

O Projeto Estratégico Empreenda-se busca fortalecer a educação empreendedora no Instituto Federal do Maranhão. O Empreenda-se tem suas ações centradas na busca da promoção da autonomia dos participantes, possibilitando o reconhecimento do protagonismo dos servidores e alunos. Além disso, fortalece o reconhecimento do IFMA como referência em formação de profissionais empreendedores, inovadores e qualificados para o mundo.

O projeto tem como público-alvo os alunos da instituição que queiram, de forma voluntária, aperfeiçoar as habilidades empreendedoras para participar de competições, processos seletivos e editais, entre outros.

Saiba mais: Projetos Estratégicos IFMA

Projetos Estratégicos