Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA entrega Fábrica de Inovação em Barra do Corda e Codó
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA entrega Fábrica de Inovação em Barra do Corda e Codó

A concepção do projeto é de atuação de estudantes e servidores em pesquisa aplicada baseada em problemas reais dos municípios
  • Cláudio Moraes
  • publicado 26/09/2022 21h26
  • última modificação 10/01/2023 15h05

Imprimir

Servidores, estudantes e autoridades locais se reuniram na semana passada para a solenidade de entrega das unidades da Fábrica de Inovação nos campi Barra do Corda (no dia 20) e Codó (21).

A Fábrica integra projeto estratégico institucional com objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa e da inovação, solucionando demandas locais. Empresas e instituições públicas podem encaminhar demandas de projetos científicos, tecnológicos e de inovação ao IFMA. Já existem Fábricas instaladas nos campi Monte Castelo, Bacabal, Caxias, Santa Inês, Alcântara, Timon, Pinheiro, São José de Ribamar, Coelho Neto e Pedreiras, Itapecuru-Mirim, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Açailândia, Grajaú e Araioses, além de uma unidade itinerante.

Em Barra do Corda, a solenidade foi aberta com a atração musical da estudante do curso técnico em Edificações Diovona Gabriela, seguida de homenagens aos estudantes que se destacaram no projeto de Robótica, nos Jogos Escolares Maranhenses, de indígenas aprovados no Access Amazon (curso de inglês promovido pela Embaixada dos Estados Unidos), no Ideathon (maratona de ideias na área de informática promovido pelo Sebrae), na Start-Up Nordeste  (pré-aceleração, aceleração e investimento em Startups, através de bolsas do Sebrae) e Programa Centelha (promovido pela FAPEMA e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações).

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos César Teixeira, destacou a necessidade de agregar valor às pesquisas e ao conhecimento, de forma a contribuir com o povo carente. Segundo ele, o seu compromisso é com a popularização da ciência nos bolsões de miséria e com a construção de um ecossistema de inovação no Maranhão, em consonância com a sustentabilidade e o empreendedorismo. Ele finalizou afirmando que o IFMA repassava, naquele momento, o bastão da Fábrica de Inovação aos estudantes, para mudar os indicadores sociais.

A diretora geral do Campus Barra do Corda, Marinete Lobo, destacou a felicidade da realização do evento diante da presença de muitos parceiros. Ela ressaltou a missão da Fábrica como um instrumento para a busca de soluções concretas para as empresas. Segundo ela, há um compromisso do IFMA com o desenvolvimento de Barra do Corda.

O estudante Oglielson Pereira destacou que a Fábrica irá agregar muito para os alunos. Para o coordenador do projeto, professor, Vitor Carvalho, o Brasil é destaque na publicação de artigos científicos, com alto fator de impacto, porém, o acesso à pesquisa é restrita. Ele ponderou ser necessário investir na popularização da ciência para resolução de problemas da sociedade e nesse padrão se enquadra a Fábrica de Inovação de Barra do Corda. Ele apontou, ainda, que a Fábrica, em Barra do Corda, já conta com vários projetos na vertente empreendedora e de inovação, para a promoção do desenvolvimento regional, mediante parceria com empresas.

Na avaliação do pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, trata-se de uma fábrica de sonhos, cuja imaginação seria por conta dos estudantes. Para o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral, a Fábrica é uma forma de materializar o conhecimento com a integração do ensino, pesquisa e extensão de forma empreendedora. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rogério Teles, apontou que a ideia do projeto é incentivar e motivar pesquisadores,servidores e estudantes a realizarem pesquisa aplicada com efeitos extensivos à comunidade.

Integraram, ainda, o dispositivo de honra, em Barra do Corda, o vice-prefeito Marcos Amorim, e a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Maria Dilma Miranda, e o Pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis Maron Stanley e o pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral Araújo.

 

21ª Fábrica em Codó

Na quarta-feira (21), foi entregue a Fábrica de Inovação em Codó. O reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, ponderou que um dos compromissos de sua gestão é trabalhar, na prática, a ações de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Ele ressaltou, ainda, que pretende implantar um ecossistema de inovação no IFMA.

Na avaliação do estudante Samuel Silva, o espaço irá instigar novas ideias e cultivar o conhecimento. Para o coordenador da Fábrica, Leonardo Cantanhede, trata-se de um projeto maravilhoso que representa o ingresso do campus na área de inovação, com um espaço similar ao presente em vários países do mundo e que consolida a aproximação da comunidade científica do IFMA com a sociedade. Ela ressaltou se tratar de mecanismo que proporcionar aprendizados interdisciplinares.

O diretor geral do IFMA Campus Codó, Wady Castro Júnior, ponderou que a Fábrica de Inovação é um ambiente diferenciado que rompe com o ritual tradicional de uma sala de aula, em que os estudantes interagem independentemente de sua turma de origem, num ambiente propício para a geração de ideias.

Para o coordenador da rede de diretores dos campi do IFMA e diretor-geral do Campus Pinheiro, Vandeberg Pereira Araújo, os estudantes e a cidade de Codó só terão a ganhar. O pró-reitor Carlos Alexandre Amaral ressaltou se tratar de um ambiente de convergência, por meio do qual podem ser modificados os indicadores sociais do Maranhão.

Para o pró-reitor Rogério Teles, o ambiente motiva pesquisas inovadoras que possam transcender os muros acadêmicos e chegar à sociedade, além de dar suporte ao projeto de Robótica do IFMA.

A secretária de Inovação de Codó, Bárbara Sousa, avaliou que a Fábrica será, também, uma porta de entrada aos alunos da rede municipal. Ela afirmou que será feita uma mobilização para direcioná-los ao IFMA.

Galeria de fotos em Codó

 

Galeria de fotos em Barra do Corda

 

Fim do conteúdo da página