Página Inicial > Notícias > IFMA convoca delegados para os fóruns regionais da eleição do Consup

IFMA convoca delegados para os fóruns regionais da eleição do Consup

Os fóruns regionais acontecem nos dias 4 e 5 de outubro. Confira detalhes no cronograma completo.
  • publicado 27/09/2022 16h26
  • última modificação 10/01/2023 14h37

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou na terça-feira (27.09) os Avisos n.º 3 e n.º 4, com as convocações dos delegados titulares dos segmentos docente e técnico-administrativo para participação nos Fóruns Regionais que irão eleger, dentre seus membros, os representantes titulares e suplentes para o Conselho Superior (Consup) do IFMA.

Clique e confira os avisos com as respectivas convocações:
Aviso n.º 3 (segmento docente) e Aviso n.º 4 (segmento técnico-administrativo).

Os delegados que participarão dos fóruns foram eleitos em processo realizado no ano de 2020. O mandato dos atuais conselheiros finaliza em 2022, sendo permitida uma recondução nos termos do atual edital.

Todos os delegados titulares docentes e técnicos administrativos estão convocados a participar nos Fóruns Regionais para elegerem, dentre seus membros, os representantes titulares e suplentes para o Conselho Superior- CONSUP do IFMA.

Os campi foram divididos em 4 Polos: Metropolitano, Cocais/Litoral, Central/Baixada e Sul/Tocantino. A divisão levou em conta o aspecto da regionalidade e buscou garantir o equilíbrio no quantitativo de votantes em razão da quantidade de servidores. Em cada fórum, os segmentos irão se reunir separadamente, haverá o registro de candidaturas e, posteriormente, os delegados votam entre si utilizando o sistema Helios Voting. Ao todo, serão eleitos dez novos conselheiros – duas vagas por segmento para o Polo Metropolitano e uma vaga por segmento para cada um dos demais polos, totalizando dez novos conselheiros.

Os fóruns acontecerão nos seguintes dias e horários:

Dia 04 de outubro

08h às 10h – Polo Central/Baixada
Vagas para conselheiros: 01 do segmento
Unidades: Bacabal, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Viana e Zé Doca.

10h às 12h – Polo Central/Baixada

14h às 16h – Polo Cocais/Litoral Leste
Vagas para conselheiros: 01 do segmento
Unidades: Araioses, Barreirinhas, Caxias, Codó, Coelho Neto e Timon.

16h às 18h – Polo Cocais/Litoral Leste
Vagas para conselheiros: 01 do segmento
Unidades: Araioses, Barreirinhas, Caxias, Codó, Coelho Neto e Timon.

Dia 05 de outubro

08h às 10h – Polo Sul/Tocantino
Vagas para conselheiros: 01 do segmento
Unidades: Açailândia, Buriticupu, Carolina, Grajaú, Imperatriz, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras e Porto Franco.

10h às 12h – Polo Sul/Tocantino

14h às 16h – Polo Metropolitano
Vagas para conselheiros: 02 do segmento
Unidades: Alcântara, Rosário, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo.

16h às 18h – Polo Metropolitano
Representação: Técnico-Administrativo
Vagas para conselheiros: 02 do segmento
Unidades: Alcântara, Rosário, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo e Reitoria.

Conselho Superior – Consup

O Consup é o órgão máximo do IFMA, conforme estabelece o Estatuto, o Regimento Geral e o Regimento Interno. Possui caráter consultivo e deliberativo. Entre outras competências, cabe a ele aprovar as diretrizes para a atuação do Instituto e zelar pela execução de sua política educacional.

O colegiado é composto por dois membros natos (ex-reitores) e 30 membros com direito a voto (reitor, como presidente, além das representações de alunos da instituição, de servidores docentes e administrativos, de egressos, da sociedade civil, diretores-gerais e por um representante do Ministério da Educação (MEC), designado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Saiba mais:

Confira a página do Edital do Processo de 2020