Página Inicial > Notícias > 5º Encontro de Artes do IFMA está com inscrições abertas

5º Encontro de Artes do IFMA está com inscrições abertas

Festival estudantil, que reúne artes visuais, teatro, música e dança de todos os campi da instituição, será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no Campus Grajaú. Inscrições vão até o dia 10 de outubro.
  • publicado 28/09/2022 11h23
  • última modificação 10/01/2023 14h37

O 5º Encontro de Artes (ENARTE) do IFMA está com inscrições abertas para o recebimento de propostas de apresentações artísticas e culturais. O festival estudantil, que reúne artes visuais, teatro, música e dança de todos os campi da instituição, será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no Campus Grajaú. O prazo para o envio de produções a serem incluídas na programação do evento vai até o dia 10 de outubro.

EDITAL ENARTE 2022 | Formulário de inscrição

Podem participar do Encontro estudantes regularmente matriculados no IFMA nos cursos regulares – Ensino Médio Integrado, Técnico (Subsequente e/ou Concomitante), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Superior e Pós-graduação de todos os campi. Segundo o edital, fica vedada a inscrição de discentes matriculados em programas de formação inicial e continuada (FIC) e Educação à distância (EaD).

Serão selecionadas produções artísticos-culturais produzidas pelos estudantes durante os processos de ensino-aprendizagem no campo das artes e da cultura do ano de 2022, com orientação dos professores de arte ou de outras áreas do conhecimento com coorientação dos professores de arte. São aceitas propostas na área de arte e cultura nas linguagens artísticas de música, teatro, dança e artes visuais.

O Edital do ENARTE (EDITAL N° 115/2022 – PRENAE/REITORIA/IFMA) traz os critérios para a seleção das produções artístico-culturais. Segundo o documento, cada campus poderá submeter até dois trabalhos/produções artísticas com o número de 15 estudantes-artistas participantes no elenco da produção. No ato da submissão, é necessário identificar no formulário o polo ao qual o campus pertence. Serão selecionadas somente cinco apresentações artísticas por Polo (POLO 1 – Monte Castelo, Maracanã, Centro Histórico, São José de Ribamar, Rosário, Itapecuru-Mirim, Alcântara, Barreirinhas | Polo 2 – Açailândia, Buriticupu, Imperatriz, Porto Franco, Carolina, Grajaú, Barra do Corda e São Raimundo das Mangabeiras | Polo 3 – Caxias, Coelho Neto, Timon, Codó, Araioses, Pedreiras, Presidente Dutra e São João dos Patos | Polo 4 – Pinheiro, Viana, Zé Doca, Bacabal e Santa Inês).

Suporte e auxílio financeiro

O Edital do ENARTE descreve o suporte e auxílio financeiro aos estudantes participantes do evento. A comissão organizadora do festival será responsável pela alimentação e hospedagem dos alunos de cada campi com apresentações de trabalhos selecionados. Os demais membros (servidores e monitores) da delegação serão custeados pelo seu campus de lotação.

Além disso, o campus que tiver propostas aprovadas no V ENARTE é responsável pelo deslocamento de ida e volta de toda sua delegação para cidade onde ocorrerá o evento. O campus de origem também é responsável pelo deslocamento dos discentes durante todo o período da atividade. Também é de responsabilidade do campus a concessão de auxílio financeiro para alimentação no deslocamento dos estudantes que tiverem trabalhos aprovados no V ENARTE no percurso de ida e volta até Grajaú.

Pelo Edital do ENARTE, o valor do auxílio financeiro para a hospedagem será de R$ 90,00 e para alimentação será de R$50,00, totalizando R$ 140,00 por estudante para os dois dias de atividade. Esse valor será descentralizado para o campus com trabalhos selecionados, que será responsável pelos procedimentos de pagamento e reserva de hospedagem dos participantes e de alimentação durante o período da atividade.

Os estudantes menores de 16 anos de idade deverão obedecer à legislação vigente .(Lei nº 8069/1990, Art. 83,”a”) em relação à hospedagem e deslocamento. (Autorizações registradas em cartório/obrigatório). Já os maiores de 16 anos até 18 anos incompletos deverão apresentar documento de autorização com fé pública de servidor do campus.

Datas

Submissão de propostas – 27/09 a 10/10/2022