Página Inicial > Notícias > X ERCEMAPI reúne estudantes e profissionais da Computação em São Luís

X ERCEMAPI reúne estudantes e profissionais da Computação em São Luís

O tema desta edição é “A importância e os desafios da computação na era pós-pandemia”. A programação segue até sexta (30).
  • publicado 29/09/2022 11h21
  • última modificação 10/01/2023 14h37

A abertura contou com a presença de representantes do IFMA, da Fapema, da SBC, da UFMA, da Uema e da UNDB.

A 10ª edição da Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão e Piauí (X ERCEMAPI) foi aberta na manhã dessa quarta-feira (28), em São Luís. O evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) está sendo organizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e pelo Centro Universitário UNDB.

A programação é realizada em formato híbrido, ocorrendo de forma presencial no espaço de pós-graduação da UNDB no Golden Shopping e também remotamente com transmissão on-line para os participantes que não puderem comparecer. Acesse o canal da X ERCEMAPI no Youtube para acompanhar as lives. As atividades incluem seis minicursos, seis seções técnicas de apresentação de artigos, cinco palestras e uma mesa redonda. Também fez parte das atividades um Hackathon promovido pela Fábrica de Inovação do IFMA.

Segundo o coordenador da X ERCEMAPI, o professor João Bandeira (IFMA Campus Grajaú), pesquisadores de todo o país submeteram um total de 56 artigos científicos – 20 foram aceitos para apresentação. Oito desses trabalhos serão selecionados para publicação na Revista de Sistemas e Computação.

A abertura teve a presença do reitor do Instituto, professor Carlos Cesar Ferreira. Na ocasião, ele falou sobre as oportunidades que estão sendo geradas pelo projeto de dupla diplomação envolvendo o IFMA e institutos politécnicos portugueses. O reitor também pediu aos participantes do evento que não percam de vista o papel social da ciência e tecnologia, defendendo o fortalecimento da pesquisa aplicada para solução dos problemas da comunidade.

Esta edição do ERCEMAPI está sendo apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O presidente da Fapema, professor André Santos, também esteve presente e destacou a importância dessa ação para a divulgação do conhecimento científico e para o networking de pesquisadores e profissionais da área.

Também participaram da abertura o secretário regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Davi Viana (representando também a UFMA); a Diretora de Pesquisa do IFMA, professora Georgiana Marques; o chefe do Departamento de Engenharia da Computação da Uema, professor José Pinheiro; e o coordenador dos cursos da área de Computação do Centro Universitário UNDB, professor Rodrigo Lima.