Página Inicial > Notícias - PE > Notícias (Destaque Foto Grande) - PE > Campus Maracanã abre inscrições para o VIII Festival de Artes

Campus Maracanã abre inscrições para o VIII Festival de Artes

• Henmille Dayna (estagiária). Supervisão: Romulo Gomes
  • publicado 30/09/2022 15h37
  • última modificação 30/09/2022 15h37

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã está com inscrições abertas, até  17 de outubro, para o VIII Festival de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Artes Audiovisuais e Literatura Estudantil. Podem ser inscritos trabalhos de estudantes regulamente matriculados na Rede Federal de Educação. O evento acontecerá entre os dias 25 a 27 de outubro, no Espaço Cultural do campus, como parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão.

O Festival é uma mostra aberta aos alunos e servidores da Rede, com o objetivo de promover o desenvolvimento estético, artísticos e intelectual de estudantes, por meio da pesquisa e da produção de artes.

Quem tiver interesse em participar deverá preencher a ficha de inscrição, apresentando o nome do trabalho, autoria, nome completo de participantes (atores, atrizes, artista plástico, dançarino, fotógrafo, escritor/poeta) e sinopse do trabalho artístico, com a caracterização e funções do trabalho. Ainda será necessário apresentar uma cópia do texto teatral, poesia ou da sinopse.

Na competição, será atribuída uma pontuação de acréscimo às apresentações que fizerem referência ao tema “Campus São Luís Maracanã”.

A ficha de inscrição e os anexos deverão ser enviados ao Departamento de Assuntos Estudantis, do IFMA – Campus Maracanã, pelo e-mail [email protected].

Intercâmbio artístico-cultural

Esta será a 8ª edição do festival. Em 2019, última realizada antes da pandemia, foram realizadas três apresentações de dança, sete montagens teatrais, nove poesias recitadas e 13 atrações musicais, além da exibição de três vídeos. Na galeria, houve exposição de duas obras vivas e 29 trabalhos de artes visuais (desenhos, fotografias e pinturas).

Também é proposta do Festival de Artes abrir espaço para o intercâmbio entre quem produz arte na Rede Federal de Ensino. Na edição passada, essa interação cultural e artística foi experimentada por estudantes e profissionais dos campi Maracanã, Centro Histórico, Monte Castelo, São José de Ribamar, Pinheiro e Itapecuru Mirim.

Linguagens Artísticas

• Na linguagem cênica, serão aceitas apresentações de peças teatrais, performances, esquetes, musicais, monólogos, teatro de bonecos, pantomima, entre outros;
  • A linguagem dança inclui apresentações de coreografias, performances, apresentações regionais, de época, entre outros;
  • Para a linguagem literária, será aceita a declamação de poemas individuais, em dupla ou em grupo, com declamações poéticas autorais ou não;
  • Na linguagem visual, podem ser apresentados desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, grafitagem, instalação, obra viva, happening e intervenção artística;
  • A linguagem audiovisual contemplará vídeo-arte e produção audiovisual;
  • Na linguagem musical, as apresentações podem ser individuais ou em grupos (bandas).