Página Inicial > Notícias - PE > “Participa IFMA” pactua construção do Campus Centro Histórico

“Participa IFMA” pactua construção do Campus Centro Histórico

Assinatura da ordem de serviço para início das obras ocorreu durante evento realizado no Convento das Mercês, em São Luís
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 30/09/2022 12h37
  • última modificação 01/12/2022 16h30

A comunidade do Campus IFMA Centro Histórico (São Luís) reuniu-se no dia 26 de setembro (segunda-feira), no Convento das Mercês, para a assinatura da ordem de serviço que estabelece o início das obras de construção da sede da unidade (extensão na região Itaqui-Bacanga). O documento foi assinado durante o evento “Participa IFMA”, pelo reitor do Instituto, Carlos César Teixeira Ferreira, pela diretora-geral do Campus, Luciene Amorim Antônio, e pelo empreiteiro responsável pela obra, Marcos Aurélio Vieira de Alencar, da empresa Alencar Construções. Concebido para promover a gestão participativa no Instituto no período 2020-2024, o projeto “Participa IFMA” tem o objetivo de compartilhar e descentralizar as ações estruturantes previstas para os campi, aproximando as direções-gerais da Reitoria. A execução das ações envolve cinco etapas: prospecção, pactuação, plano de ação, acompanhamento e feedback.

De acordo com a diretora Luciene Amorim, a comunidade do Campus Centro Histórico foi consultada em diferentes segmentos (servidores docentes e técnico-administrativos, e estudantes), a fim de definirem as prioridades a serem apresentadas por cada grupo à alta gestão do IFMA (reitor e pró-reitores).

A professora Ana Patrícia Choairy (Cinema e Vídeo) apresentou as demandas do segmento docente, que contemplam a licitação de um bloco de laboratório na nova sede, espaço não previsto no projeto original. Outra demanda requerida pelos professores foi o subsídio financeiro proveniente da Reitoria do IFMA e voltado para a locação de um prédio para as atividades integrais do Campus Centro Histórico, durante a execução da obra da nova sede. O segmento ainda demandou a revisão das instalações elétricas do casarão onde funciona atualmente a unidade, bem como a negociação com a fornecedora de energia para alterar o tipo de fase e implantar um gerador no Centro de Referência Azulejar (CRA), anexo do Campus, possibilitando a climatização do local.

Representando os técnicos-administrativos, o assistente de alunos Djaylson Reis Vieira informou que a consulta ao segmento apontou como prioridade a construção de uma piscina semiolímpica na sede do Campus Centro Histórico, além de um espaço de copa e cozinha para uso dos servidores, e instalação de células fotovoltaicas. Segundo ele, os técnicos sugeriram também uma licitação para que se construam laboratórios de ensino.

Já Maria Nina Penha Armond, aluna do curso Técnico em Artes Visuais (integrado) e representante do corpo discente no evento de pactuação, requereu o compromisso da Reitoria para que os processo de apuração dos casos de assédio na instituição ocorram de forma mais rápida, transparente e de forma menos burocrática. Os estudantes priorizaram ainda a aquisição de equipamentos para o laboratório de fotografia (câmeras, filmadoras, dentre outros) e, assim como o segmento docente, a renovação das instalações elétricas no prédio atual do Campus Centro Histórico, e a implantação de gerador no CRA.

Após a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova sede do Campus Centro Histórico, foram entregues placas homenageando os diretores em gestões anteriores da unidade: Denise Bogéa (não presente no evento), Carlos Alexandre Araújo, atualmente titular da Pró-reitoria de Extensão (representado por Adriana Monteiro Santos, diretora de Programas e Projetos de Extensão na pasta), e Paulo Batalha Gonçalves.

GALERIA DE IMAGENS

(Assinatura da ordem de serviço)

(Homenagem a ex-diretores do Campus)

(Participação da comunidade)