Página Inicial > Notícias - PE > Pró-reitorias lançam primeiro edital em conjunto para projetos de ensino, pesquisa e extensão

Voltado ao programa de robótica, programação e tecnologias aplicadas, edital também é o primeiro com equidade de gênero publicado pela instituição.
  • publicado 03/10/2022 11h21
  • última modificação 03/10/2022 11h23

As pró-reitorias do IFMA lançaram o primeiro edital em conjunto de projetos de integração ensino, pesquisa e extensão voltados ao programa de robótica, programação e tecnologias aplicadas. O edital também é o primeiro com equidade de gênero publicado pela instituição. Entre os membros discentes, cada equipe aspirante ao apoio financeiro deverá ser composta por quatro estudantes bolsistas, com no mínimo duas do gênero feminino.

O edital integra as pró-reitoras de Ensino e Assistência Estudantil (PRENAE), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) e Extensão (PROEXT). O objetivo é definir procedimentos de apoio financeiro para execução do programa de robótica, programação e tecnologias aplicadas nos exercícios 2022 e 2023. As propostas devem ser submetidas ao SUAP de 6 a 21 de outubro. Serão contemplados 29 projetos, um por campus.

EDITAL

O recurso orçamentário do IFMA reservado a essas ações é estimado em R$ 114.120,00, que poderá ser alterado em razão da disponibilidade orçamentária, além dos recursos destinados a bolsas aos discentes, que não estão incluídos nesse limite orçamentário. Cada projeto poderá solicitar os recursos disponibilizados pela PRENAE, PRPGI e PROEXT até o limite de R$ 3.800,00, para custeio (material consumo). Também poderá ser requisitado auxílio estudantil mensal até o limite de quatro bolsistas (dois do ensino médio|técnico e dois do ensino superior) por projeto, nos valores de R$ 260,00 para estudantes do ensino médio|técnico e R$ 400,00 para estudantes do ensino superior, observando a equidade de gênero.

Poderão ser proponentes quaisquer servidores atividos pertencentes aos quadros do IFMA.  Além do coordenador e de discentes bolsistas como membros obrigatórios, a equipe poderá ter estudantes voluntários, colaborador voluntário externo e um membro facultativo servidor ativo ou inativo no IFMA.

Para serem enquadradas como projetos de integração entre ensino, pesquisa e extensão, as propostas devem envolver o público interno e externo; ser desenvolvidas de forma indissociável entre ensino, pesquisa e extensão; ter duração mínima de 12 meses e  máxima de 36 meses; e abranger pelo menos uma atividade de cada grupo descrito no edital: a) grupo de ensino – palestras, encontros, oficinas, minicursos, jornadas, workshop, treinamentos para maratona de programação, grupos de estudo, atividades de laboratório, cursos, atualizações, nivelamentos, formações, produção de material didático, monitorias, entre outros; b) grupo pesquisa – pesquisas básicas, compreendidas em pesquisas teóricas e/ou experimentais de novos fenômenos cien5ficos, tecnológicos e de programação e robótica, e pesquisas aplicadas, entendidas como às atividades que utilizam o conhecimento gerado por meio da pesquisa básica para resolver problemas voltados para aplicações concretas, incluindo as atividades de inovação, as quais visam contribuir para o desenvolvimento de soluções práticas na forma de produtos ou de processos; c) grupo extensão – projetos de extensão, cursos de extensão, eventos de extensão, serviços tecnológicos, estágio e emprego, visitas técnicas e gerenciais, atividades com empreendedorismo, fóruns e similares.

Datas

Lançamento do Edital – 30/09/22

Impugnação do Edital – 03 e 04/10/22

Versão Final do Edital, após interposição de impugnações – 05/10/22