Página Inicial > Notícias > IFMA celebra 12 anos do Campus Bacabal

IFMA celebra 12 anos do Campus Bacabal

A atividade contou com a Mostra de Línguas e emissão de ordens de serviço para realização de obras
  • publicado 05/10/2022 16h00
  • última modificação 10/01/2023 15h05

O funcionamento do Campus Bacabal do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi autorizado no dia 22 de setembro de 2010. E, para celebrar os 12 anos do ato oficial, diversas atividades foram realizadas no dia 22 do mês passado.

Mais de 100 estudantes do Centro de Idiomas do campus participaram da Mostra de Línguas, que contou com a presença do reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira, e dos pró-reitores Maron Gomes (Ensino), Rogério Teles (Pesquisa), Carlos Alexandre Amaral (Extensão) e do o chefe do Departamento de Infraestrutura, Danilo Lima da Guia.

A Mostra foi concebida para apresentar a fluência dos estudantes, com pouco tempo de curso, bem como o impacto da aprendizagem de outro idioma na vida dos estudantes e ex-alunos. Houve apresentação musical, performances teatrais, exibição de depoimentos em vídeo, conversação em inglês, em espanhol, vídeo em libras e depoimentos, com a participação do Núcleo de Teatro do campus.

A diretora geral do IFMA Campus Bacabal, Isa Pestana, afirmou que há 5 anos o CEPELI transforma vidas. Trata-se de uma história de sucesso, com a oferta ininterrupta dos cursos,  com uma equipe que se dedica com empenho a essa ação educacional. Segundo ela, há muitos casos de sucesso

O Centro de Idiomas do Campus Bacabal integra o Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão da Linguagem (CEPELI) e oferta, anualmente, turmas de inglês, espanhol e libras, acessível à comunidade local, com abordagem comunicativa.

Atualmente, há seis turmas de inglês em funcionamento e uma turma de libras, com um corpo docente formado por quatro professores de inglês, um de espanhol e um de libras. Já foram formados cerca de 60 estudantes, em cinco anos.

O reitor Carlos César Teixeira ressaltou que os estudantes só precisam de oportunidade. Ele destacou a importância da internacionalização e interiorização do IFMA e afirmou perceber um movimento de um campus bilíngue em Bacabal. Em sua avaliação, trata-se de uma semente plantada de educação integral, com ensino técnico, arte e idiomas. Ele ponderou, ainda, que, com o domínio de idiomas, o céu passa a ser o limite para a mudança de vidas, diante de uma experiência internacional. Ele lembrou, também, que 18 estudantes do IFMA irão para Portugal até o fim do ano. Segundo ele, a educação faz a diferença e a institucionalização da internacionalização do IFMA é um desafio a ser superado.

O pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, afirmou estar impressionado com a magnitude do projeto e ressaltou a importância do aprendizado de novos idiomas por proporcionarem a abertura das possibilidades para uma experiência internacional.

O pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral, ressaltou a sua felicidade em visitar o projeto. Ele destacou, ainda, que está sendo concebido um projeto estratégico institucional direcionado para o ensino de idiomas.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Rogério Teles, destacou a diferença que o domínio do inglês pode possibilitar ao estudante. Ele afirmou, ainda, que há muitas ações de internacionalização no IFMA e essas iniciativas só motivam, ainda mais, a institucionalização da ação.

Para o diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares, a Mostra representou a transpiração de um organismo vivo feito por pessoas. Ele apontou, ainda, a importância da língua para a ciência e oportunidade ofertada pela escola. Ele convidou, ainda, o campus a construir junto com a Pró-reitoria de Extensão um projeto para potencializar o CEPELI, inclusive com o acolhimento de estrangeiros.

Construção de quadras poliesportivas, refeitório e área de vivência

No período da tarde, houve solenidade do Participa IFMA – projeto estratégico concebido para Gestão 2020-2024 do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).  O objetivo é aproximar a gestão da Reitoria das atividades cotidianas dos campi, objetivamente, atuando em colaboração com a gestão local e o coletivo de servidores e estudantes.  O projeto é executado em 5 etapas: prospecção, pactuação, plano de ação, acompanhamento e feedback.

No Campus Bacabal, a pactuação ocorreu em 25 de fevereiro e, no dia 22 ocorreu a culminância, com a entrega da Ordem de Serviço para construção da quadra poliesportiva da unidade do IFMA e a assinatura do documento para a realização das obras de conclusão da área de vivência e refeitório do campus.

A diretora geral do campus, Isa Pestana, destacou ação como integrante das festividades pelos 12 anos do campus. O reitor Carlos César Teixeira destacou a entrega da Ordem de Serviço em tempo recorde. Ele destacou ainda que era similar a um presente pelos 12 anos de atividade do campus. Ele ainda anunciou a realização de reunião do Colégio de Dirigentes em Bacabal no próximo ano, abordou o Simpósio de Internacionalização do IFMA que ocorrerá novembro, no Campus Barreirinhas e as metas de internacionalização da instituição.

Foi aberto um momento cd diálogo com os servidores, que efetuaram indagações e sugestões que foram objeto de apreciação dirigentes da Reitoria.

O evento foi concluído com a prestação de homenagens a servidores.