Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Fórum Pedagógico é encerrado com propostas e homenagem a servidora
Início do conteúdo da página Notícias

Fórum Pedagógico é encerrado com propostas e homenagem a servidora

Pedagoga Izaura Silva recebeu homenagem pelos 32 anos e nove meses de atuação no IFMA. Entre as principais pautas do evento, realizado de 5 a 7 de outubro, foi discutida minuta de resolução que vai estabelecer as especificidades das atribuições de pedagogos e TAEs.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 10/10/2022 15h26
  • última modificação 10/01/2023 14h37

Imprimir
O encerramento do Fórum Pedagógico do IFMA foi marcado pela apresentação de propostas para a melhoria de atuação de pedagogos e técnicos em assuntos educacionais (TAEs) e pela homenagem à servidora Izaura Silva, que se aposentou após 32 anos e nove meses de trabalho pelo Instituto. O evento foi realizado de 5 a 7 de outubro, no Auditório Florise Peróla, no Campus São Luís-Monte Castelo.

Entre as principais pautas, foi discutida a minuta da resolução que vai regulamentar e estabelecer as especificidades das atribuições dos pedagogos e dos TAEs no IFMA. O texto foi debatido e o Fórum decidiu encaminhar a minuta para os campi, a fim de que os técnicos e pedagogos das unidades do instituto possam se reunir, analisar a proposta e enviar contribuições em até 30 dias para o grupo central de trabalho, responsável por compilar as informações recebidas. Será, então, agendado um fórum virtual, com TAEs e pedagogos, para definir o texto final das atribuições a ser encaminhado a consulta pública.

Entre outros pontos de destaque no Fórum, foi definida a realização de reuniões com a Reitoria e a Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE) para tratar do estabelecimento institucional de setor pedagógico nos campi. O objetivo é fazer uma articulação, junto à Reitoria, para que o setor pedagógico seja institucionalizado em todos os campi, com espaço para a atuação dos TAES e pedagogos.

Outro encaminhamento decidido no evento foi promover um momento de sensibilização no Colégio de Dirigentes (Coldir) e no Comitê Assessor da gestão do Ensino (CAGEN) acerca do trabalho pedagógico no IFMA. O propósito é garantir a aproximação do trabalho dos pedagogos e TAEs com os conselhos e comitês do Instituto.

O Fórum também definiu pelo compromisso de analisar, com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DiGTI), a construção de um módulo pedagógico no Sistema Único de Administração Pública (SUAP) para que se possa fazer registro das ações e acompanhamento dos TAEs e pedagogos com discentes, a partir de demandas derivadas dos docentes. A finalidade é desenvolver um módulo tecnológico capaz de melhorar a atuação de TAES e pedagogos.

Homenagem

Nascida em São Luís Gonzaga do Maranhão, a pedagoga Izaura Silva iniciou no serviço público em janeiro de 1990. A homenagem recebida por ela foi uma iniciativa dos colegas servidores em reconhecimento pelo tempo dedicado ao IFMA.

Palavras como trabalho, valorização, responsabilidade, esforço e zelo foram dirigidos à servidora pelos colegas. Na ocasião, Izaura Silva recebeu flores e uma placa de agradecimento ao servido público prestado no IFMA. Foi exibida ainda uma vídeo-homenagem.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página