Página Inicial > Notícias > Lançado edital de dupla diplomação IFMA-Instituto Politécnico do Porto em Portugal

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de outubro
  • publicado 14/10/2022 15h43
  • última modificação 10/01/2023 15h05

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou edital do Programa de Dupla Diplomação entre os cursos de graduação em Sistemas de Informação, Ciências da Computação e Engenharia da Computação do IFMA (dos campi Monte Castelo, Santa Inês, Imperatriz e Caxias), e os cursos de Mestrado em Engenharia da Inteligência Artificial e Engenharia da Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP)/Portugal.

São disponibilizadas 10 vagas e as inscrições podem ser efetivadas no sistema SUAP até 24 de outubro.

Para ler o edital, acesse o link https://portal.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/?id=16625

As ações de intercâmbio de pesquisa e de internacionalização de estudantes  empreendidas pelo IFMA fazem parte do Termo de Cooperação Internacional nº 01/2022 celebrado entre o Instituto Federal do Maranhão – IFMA e o Instituto Politécnico do Porto – IPP ISEP, em Portugal.

O Programa conta com um investimento total de R$ 300 mil, que será custeado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

O período de duração do intercâmbio junto ao Instituto Politécnico de Porto será de 06 (seis) meses, iniciando-se a partir de fevereiro de 2023

A inscrição da proposta deverá ser realizada pelo professor orientador do TCC do estudante de forma online através do SUAP, no módulo Pesquisa, com o preenchimento do “Formulário de Submissão Eletrônica”. A análise das propostas será feita em três etapas: análise técnica, análise de currículo e redação em português e entrevista em inglês.

Normas gerais

Para obtenção da dupla titulação, o candidato selecionado deverá ter concluído os créditos do Curso no IFMA, os créditos do Curso no ISEP/Porto, entregue os relatórios e monografia do trabalho de conclusão de curso (TCC) de graduação do IFMA, o projeto do IPP e respectivas apresentações/defesas públicas.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do IFMA será equivalente à dissertação do ISEP/P.Porto, de acordo com as normas regulamentares das duas instituições no que se refere ao funcionamento e defesa dos mesmos ou regulamento específico comum que se entenda relevante estabelecer para as duas instituições. Os temas a serem desenvolvidos na Dissertação do ISEP/P.Porto e TCC/IFMA estarão vinculados aos projetos em desenvolvimento no âmbito do GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento) vinculado ao ISEP/P.Porto e a Grupos de Pesquisas cadastrados no IFMA.

O candidato selecionado neste edital para participar do convênio de Dupla Titulação deverá cumprir um Plano de Estudos a ser desenvolvido durante o período da realização do intercâmbio de pesquisa. O Plano de Estudos será elaborado pelo aluno sob a supervisão do professor orientador do IFMA e da coordenadoria do curso do respectivo campus, em conformidade com as regras estabelecidas no acordo de Dupla Titulação. Ao retornar ao IFMA, o aluno deverá concluir todas as disciplinas restantes para a integralização de seu curso, exceto aquelas cujos estudos foram aproveitados em função dos conteúdos cursados durante o período de mobilidade internacional.