Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Agroeconomia e ciências agrárias em discussão
Início do conteúdo da página Notícias

Agroeconomia e ciências agrárias em discussão

Artigo de professores do IFMA analisa a situação da agricultura familiar em Carolina
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 17/10/2022 19h38
  • última modificação 10/01/2023 15h05

Imprimir

“Desenvolvimento rural: uma análise econômica do crédito rural, destinado à agricultura familiar em Carolina-MA”. Esse é o título do artigo de autoria dos professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Carolina, Angela Cristina dos Santos Carvalho Minervino, Leonardo Oliveira da Silva Coelho, Cláudia Araújo Moreira e Iberê Pereira Parente, em co-autoria com Ronie Carlos Magalhães Chagas (IFMA Porto Franco), Luiz Aurélio Batista Neto (IFMA Santa Inês) e de Ana Beatriz Martins Soares (UEMASul).

 

O artigo integra o livro “Agroeconomia: Diálogos sobre pesquisas e práticas estratégicas nas ciências agrárias”, coletânea de 17 artigos organizada por Adilson Tadeu Basquerote Silva, Edilene Dias Santos e Roger Goullart Melo, com o selo carioca da Editora e-Publicar.

 

O texto apresenta os resultados de estudos sobre o desenvolvimento rural, a partir da agricultura familiar, utilizando análises econômicas da produção e comercialização rural, no município maranhense de Carolina – MA. O artigo avalia os efeitos do crédito rural para dinâmica deste setor e a forma como as comunidades se organizam social e economicamente, além de identificar os entraves que dificultam a expansão do crédito na região e o fortalecimento da agricultura familiar.

 

As análises foram realizadas a partir da aplicação de 142 questionários junto aos produtores da agricultura familiar, em 14 comunidades, entre 2016 e 2017. Os resultados do estudo apontam as dificuldades na produção e comercialização de gêneros alimentícios, como a ausência de assistência técnica e maquinário.

 

A produção agrícola familiar tem como destaque a farinha de mandioca e a criação de aves, com baixa qualidade e produtividade.

Acesse o livro neste link

Os autores

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página