Agroeconomia e ciências agrárias em discussão

“Desenvolvimento rural: uma análise econômica do crédito rural, destinado à agricultura familiar em Carolina-MA”. Esse é o título do artigo de autoria dos professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Carolina, Angela Cristina dos Santos Carvalho Minervino, Leonardo Oliveira da Silva Coelho, Cláudia Araújo Moreira e Iberê Pereira Parente, em co-autoria com Ronie Carlos Magalhães Chagas (IFMA Porto Franco), Luiz Aurélio Batista Neto (IFMA Santa Inês) e de Ana Beatriz Martins Soares (UEMASul).
O artigo integra o livro “Agroeconomia: Diálogos sobre pesquisas e práticas estratégicas nas ciências agrárias”, coletânea de 17 artigos organizada por Adilson Tadeu Basquerote Silva, Edilene Dias Santos e Roger Goullart Melo, com o selo carioca da Editora e-Publicar.
O texto apresenta os resultados de estudos sobre o desenvolvimento rural, a partir da agricultura familiar, utilizando análises econômicas da produção e comercialização rural, no município maranhense de Carolina – MA. O artigo avalia os efeitos do crédito rural para dinâmica deste setor e a forma como as comunidades se organizam social e economicamente, além de identificar os entraves que dificultam a expansão do crédito na região e o fortalecimento da agricultura familiar.
As análises foram realizadas a partir da aplicação de 142 questionários junto aos produtores da agricultura familiar, em 14 comunidades, entre 2016 e 2017. Os resultados do estudo apontam as dificuldades na produção e comercialização de gêneros alimentícios, como a ausência de assistência técnica e maquinário.
A produção agrícola familiar tem como destaque a farinha de mandioca e a criação de aves, com baixa qualidade e produtividade.
Acesse o livro neste link
Os autores

Redes Sociais