Campus Santa Inês comemora Dia do Administrador
O Campus do IFMA em Santa Inês fez uma homenagem ao Dia do Administrador, celebrado no dia 09 de setembro. A programação de eventos alusivos foi realizada em 28 de setembro, com a mesa redonda “Novos Desafios da Administração no século XXI: Sustentabilidade, Ética e Comunicação”, da qual participaram como palestrantes os seguintes professores do Campus Santa Inês: Eva Dayna Felix Carneiro (História), José Saulo Nogueira dos Santos (Filosofia), além de Marcio Sousa Santos, Marcelo Mendonça, e Claudio Pereira da Silva (todos da área de Administração). O debate teve mediação da coordenadora do curso Técnico em Administração, Ângela Mouzinho, e de Claudio Figueredo, do quadro docente do curso de Bacharelado em Administração, ambos do Campus Santa Inês.
Iniciando com as boas-vindas aos convidados, Ângela Mouzinho comentou sobre a importância da verticalização do curso técnico para o superior, e recomendou aos discentes que dessem continuação nos estudos, pois o IFMA conta com os cursos na área de Administração. A coordenadora considerou ainda o papel do administrador nas empresas, que podem atuar em vários seguimentos: hospitalar, finanças, recursos humanos, marketing, dentre outros. Claudio Figueredo abordou a relevância do Dia do Administrador, data que serviria para refletir e repensar as atitudes e ações da categoria dentro das instituições públicas ou privadas. Eva Dayna comentou sobre a relação entre a sociedade e a sustentabilidade, e sua história no decorrer do século. Sobre os impactos ambientais, a coordenadora citou várias conferências que abordam o tema das mudanças climáticas, como a Rio 10+, Acordo de Paris e outros documentos que relatam as consequências do aumento da temperatura para o meio ambiente e as populações.
Marcio Sousa tratou sobre a sustentabilidade no mercado, como as empresas estão trabalhando as finanças de forma sustentável. Ainda abordou sobre o microcrédito, concessão de empréstimos de pequeno valor que dá oportunidade a microempreendedores para aumentarem sua renda, e sobre a sustentabilidade relacionada à renúncia de gastos desnecessários, de forma tanto a provocar melhor relação custo-benefício quanto a reduzir impactos ao meio ambiente. Já Marcelo Mendonça relacionou os temas sustentabilidade e marketing, e ponderou que a comunicação está alinhada em práticas nas empresas, requerendo o desenvolvimento de produtos e serviços que equilibrem qualidade, desempenho e finanças, além de gerar o menor impacto possível para o meio ambiente. O marketing sustentável tem o objetivo de vincular a imagem da empresa às ações de redução de danos ou proteção à natureza e à sociedade e a organização precisa adotar atitudes sustentáveis e criar projetos, demonstrando sua preocupação com o meio ambiente. O professor acrescentou também a importância das empresas com os consumidores, citou o acidente de Brumadinho (MG) em 2019, e observou que a empresa Vale gastou milhões em propaganda para divulgar as medidas que estavam sendo tomadas em relação ao acidente. Outro tema de destaque levantado por Claudio Silva foi da Sustentabilidade e Logística Reversa, que as empresas estão praticando para reverter o impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente.
Todas as empresas têm o direito de recolher os resíduos que são gerados pela revenda dos produtos e devem se utilizar da logística reversa informando aos consumidores sobre a reciclagem desses materiais após a compra. Mas a maioria das empresas que produzem esses resíduos não recebem e a população acaba descartando em lixões, locais inadequados e nos rios e mares. E muitas dessas empresas não praticam a logística reversa, e conforme a Lei Federal Nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa é caracterizada “por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. Saulo dos Santos finalizou o debate abordando a ética empresarial que se refere às diretrizes que uma empresa adota ao interagir com clientes, funcionários e demais organizações. É um esforço consciente para tratar todas as pessoas com respeito e estabelecer um ambiente de trabalho positivo.
Após os esclarecimentos da mesa redonda sobre os três pilares: sustentabilidade, ética e comunicação nas empresas no novo cenário atual, os participantes – futuros técnicos e administradores – puderam refletir sobre suas ações dentro das empresas e onde vão atuar focando nas metas e objetivos a serem alcançados. A conclusão da mesa redonda foi de que o administrador é um profissional atento ao mercado, com capacidade de análise crítica e atuação eficiente.
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