Página Inicial > Notícias > Jogos do IFMA: Desfile das delegações e da pira olímpica marcam a solenidade oficial de abertura

O evento aconteceu na terça, 25, no Ginásio Ronald Carvalho, em São Luís
  • publicado 26/10/2022 18h17
  • última modificação 10/01/2023 15h05

Os estudantes Alexanderson Valdez, Luciano Pereira e Renan Lucas, em revezamento, protagonizaram o desfile da entrada do fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica, durante a solenidade oficial de abertura da etapa final dos Jogos do IFMA 2022. O momento festivo aconteceu no início da noite de terça (25), no Ginásio Ronald Carvalho, no Campus Monte Castelo, na capital maranhense.

A programação foi iniciada com apresentações artísticas estudantis “Marcha da Vitória”, “Antes do Sol Começar a Brilhar”, “Ritmos do IFMA”, “Glimpes of us”, “Remix Dance”, “In the name of love” e a musicalidade da professora de Tayne Trajando (Santa Inês) e do estudante Bruno Cutrim (Monte Castelo).

A abertura oficial dos jogos, que contou com o desfile de representantes das delegações dos 29 campi, foi declarada pelo reitor Carlos César Teixeira Ferreira, logo após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e do IFMA e execução do hino nacional. O juramento foi lido pela estudante Letícia Holanda, atleta de Futsal do IFMA Campus Monte Castelo.

O reitor Carlos César Teixeira reconheceu a importância dos jogos para o processo educacional e garantiu que irá fornecer todas as condições para que 60 estudantes do IFMA possam participar da fase nacional em São Paulo. Ele também lembrou que estão em fase de execução, no IFMA, as obras de 11 parques desportivos nos campi. O pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis desejou que os jogos fossem disputados com muita harmonia e respeito entre os campi.

Cláudio Leão Torres, diretor do Campus Monte Castelo, mencionou as restrições orçamentárias como responsáveis pelo novo formato adotado na disputa por polos e a redução do número de participantes (cerca de 200), enquanto a competição já chegara a contemplar mais de mil estudantes. O estudante Helison França (Atletismo/Monte Castelo) destacou a emoção do momento e a importância fundamental do esporte, como mobilizador de emoções.

O presidente da Comissão Organizadora Local, professor Helton Mota (Monte Castelo) ressaltou a mobilização dos estudantes e servidores nos campi para participarem da disputa desportiva. A coordenadora de Arte, Cultura e Desporto do IFMA, professora Mayara Karla da Anunciação expressou a sua gratidão pelo apoio institucional para a realização dos Jogos. A diretora de Assuntos Estudantis do IFMA, Thays Cristina Rocha, mencionou a alegria do momento pós-pandemia e a mudança que o esporte proporciona na vida das pessoas.

Participaram, ainda, do dispositivo de honra, o pró-reitor de Extensão Carlos Alexandre Amaral, o diretor geral do Campus Rosário, Marco Antonio Goiabeira Torreão Filho, e a professora Izolina Lima, do Campus São José de Ribamar.

Programação

Após dois anos, em decorrência da emergência sanitária da Covid-19, os Jogos Estudantis do Instituto Federal do Maranhão (JIFMA) retornarram, em sua sétima edição. O evento contou com uma etapa seletiva em que os 29 campi se dividiram em quatro polos para a primeira eliminatória. Os atletas classificados disputam a etapa final, que se iniciou na manhã desta terça-feira (25) e prossegue até quinta, 27 de outubro.

Os jogos estão sendo realizados no IFMA Campus São Luís – Monte Castelo, no Núcleo de Esportes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Ginásio Costa Rodrigues. Os estudantes disputam as modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Assunto(s): esporte , Estudante , IFMA , JIFMA , PRENAE