Página Inicial > Notícias > IFMA irá implementar educação para o trânsito em todo o estado

IFMA irá implementar educação para o trânsito em todo o estado

Parceria firmada com a Polícia Rodoviária Federal e a Associação SOS Vidas Paz pelo Trânsito vai possibilitar a formação de professores das redes municipais
  • publicado 28/10/2022 17h16
  • última modificação 10/01/2023 15h05

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) firmou acordo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Associação SOS Vidas Pela Paz no Trânsito, na quinta-feira, 27, em ato realizado na sede da Reitoria em São Luís. O reitor do IFMA, Carlos César Teixeira, informa que são dois projetos que convergem para o objetivo comum de promover a formação cidadã para o trânsito. De acordo com Carlos César, o IFMA recebe a missão com o compromisso de implementar essa ação com todo o seu aparato tecnológico, para que o Maranhão possa colher os frutos. Ainda, de acordo com o reitor, o momento atual é de busca pelo fortalecimento da educação profissional no estado, quando a instituição proporciona a maior oferta de vagas [6.515] em seu seletivo para ingresso nos cursos técnicos. Em sua avaliação, o momento é positivo para a instituição que vem sendo contactada por organizações públicas e privadas para a implantação de projetos impactantes.

Para o presidente da SOS Vidas, Lourival Cunha, a parceria firmada é de grande relevância pois irá proporciona que a SOS Vidas atinja o seu principal objetivo: a implementação da educação para o transito.  Em sua avaliação, esse é o principal remédio para resolver o problema da violência no trânsito. De acordo com Lourival, a ação do IFMA será muito significativa e lhe proporciona muita satisfação.

O superintendente da PRF no Maranhão, Jandir Lubenow, explicou que o trabalho de fiscalização, isoladamente, é insuficiente para reduzir acidentes e mortes no trânsito. Segundo ele, é necessário que seja realizada a educação para o trânsito de forma sistêmica. Isso significa incluir a temática de forma transversal nas atividades escolares, formando multiplicadores da ideia e da prática do trânsito seguro. Para Lubenow, o IFMA surge como um grande parceiro, por sua reconhecida qualidade educacional, com o propósito de alcançar os professores de todos os 217 municípios do Maranhão em um futuro próximo.

Na avaliação do pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, os acordos firmados são muito importantes, pois irão auxiliar o IFMA a implementar a educação no trânsito de forma transversal nos currículos da educação profissional de Ensino Médio, em obediência à lei 9.503/97. Segundo ele, a expectativa é que no próximo já sejam lançados editais específicos dirigidos a projetos de ensino para fomentar atividades curriculares, projetos pedagógicos em educação no trânsito em todos os campi do IFMA.

De acordo com o pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral, a parceria irá possibilitar a formação de professores das redes municipais nas cidades onde o IFMA tem pontos de presença, bem como nas cidades que possuem polo da educação a distância. Amaral informa que a meta é ofertar, inicialmente, 29 turmas que possibilitarão a formação de 870 professores. Após a formação, cada professor deverá incluir, nas disciplinas que já ministram, temas da educação para o trânsito. Devem, ainda, propor projetos de intervenção para melhorar a segurança no trânsito e seus municípios. O curso será ofertado com a participação de servidores do IFMA e da Polícia Rodoviária Federal. Em uma segunda fase os campi farão a oferta nos municípios que possuem polos de educação a distância.

Assunto(s): Educação , ensino , PRF , PROEXT , SOS VIDAS , Trânsito