Página Inicial > Notícias > VII Jogos Estudantis terminam com partidas de handebol, futsal e vôlei

VII Jogos Estudantis terminam com partidas de handebol, futsal e vôlei

• publicado 28/10/2022 12h07
  • última modificação 10/01/2023 15h05

Cerca de 230 estudantes participaram da etapa final dos Jogos Estudantis do IFMA (VII JIFMA), em São Luís. As disputas de atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez ocorreram de 25 a 27 de outubro, com as equipes e atletas que foram classificados na etapa local dos jogos. O encerramento ocorreu na manhã dessa quinta-feira (27), com as partidas finais das modalidades handebol, futsal e vôlei.

Logo cedo, o Campus São Luís – Monte Castelo (Polo 1) se tornou vencedor do handebol masculino em uma disputa acirrada com o time de Barreirinhas (Polo 4). A final foi realizada no Núcleo de Esportes da UFMA. O placar final ficou em 16 a 14 para o time da capital. Na véspera, as jogadoras de Barreirinhas é que se tornaram campeãs no handebol feminino, após vencer dois jogos contra a equipe do Campus Araioses (Polo 3).

Em seguida, a quadra da UFMA deu espaço para a decisão do futsal. Primeiro, foi a vez das finalistas do feminino, representando os campi Rosário (Polo 1) e Barreirinhas (Polo 4). As rosarienses venceram com uma goleada de 6 a 0. A capitã Ednalva Santos, aluna do curso de Informática do Campus Rosário, foi um dos destaques. Ela conta que, apesar de o time não ter tido muito tempo de treino, as jogadoras se mostraram muito unidas e a experiência a estimulou a continuar jogando e melhorando o seu desempenho.

Já a decisão do futsal masculino foi entre os alunos dos campi Monte Castelo (Polo 1) e Codó (Polo 3). A partida foi disputada e contou com uma grande torcida de ambos os lados, mas no fim os jogadores do Monte Castelo abriram vantagem de 2 a 1, levando a medalha de ouro.

No vôlei, a equipe masculina do Campus Açailândia (Polo 2) sagrou-se campeã na partida final contra o time do Campus Monte Castelo, que sediou a partida na Arena IFMA Professor Ronald de Carvalho. A vitória foi de 3 sets a 0 para os visitantes. A terceira colocação foi conquistada pelo time do Campus Pedreiras (Polo 2). Na modalidade feminina, ocuparam o pódio na segunda e primeira posição, respectivamente, os times de Presidente Dutra (Polo 3) e Barra do Corda (Polo 2), que se enfrentaram nas duas primeiras rodadas da competição.

O reitor Carlos Cesar Ferreira e o pró-reitor de Ensino, professor Maron Gomes, visitaram no último dia de jogos a quadra onde ocorreu a decisão do futsal. O reitor parabenizou os participantes e destacou que o JIFMA marca um reencontro após um longo período de isolamento social, fortalecendo a integração da comunidade acadêmica.

Já a coordenadora de Arte, Cultura e Desporto do Instituto, professora Mayara Anunciação, avaliou positivamente essa edição dos Jogos e lembrou que o foco principal é sempre promover disciplina, companheirismo e respeito. Ela destacou ainda que o JIFMA funciona como uma preparação para a etapa nacional dos Jogos Estudantis, que este ano será realizada em São José do Rio Preto/SP, de 28 de novembro a 2 de dezembro.

Clique aqui para ver o resultado de todas as modalidades

Clique aqui para ver todas as fotos

VÔLEI