Página Inicial > Notícias > Programa de Robótica, Programação e Tecnologias: reaberto prazo de inscrições

Programa de Robótica, Programação e Tecnologias: reaberto prazo de inscrições

As inscrições podem ser efetuadas entre 03 e 09 de novembro
  • publicado 03/11/2022 17h44
  • última modificação 10/01/2023 15h05

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) reabriu o prazo de inscrições ao edital de projetos de integração ensino, pesquisa e extensão voltados ao programa de robótica, programação e tecnologias aplicadas.

O novo período de submissão de propostas no SUAP se inicia nesta quinta (03/11) e se prolonga até dia 09 (quarta-feira)

Confira no link: https://portal.ifma.edu.br/concursos-e-seletivos/?id=16595

O edital integra as ações das pró-reitoras de Ensino e Assistência Estudantil (PRENAE), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) e Extensão (PROEXT). O objetivo é definir procedimentos de apoio financeiro para execução do programa de robótica, programação e tecnologias aplicadas nos exercícios 2022 e 2023. Serão contemplados 29 projetos, um por campus.

O edital é o primeiro com equidade de gênero publicado pela instituição. Entre os membros estudantis, cada equipe aspirante ao apoio financeiro deverá ser composta por quatro estudantes bolsistas com, no mínimo, duas do gênero feminino.

Cada projeto poderá solicitar recursos financeiros até o limite de R$ 3.800,00, para custeio (material consumo). Também poderá ser requisitado auxílio estudantil mensal até o limite de quatro bolsistas (dois do ensino médio|técnico e dois do ensino superior) por projeto, nos valores de R$ 260,00 para estudantes do ensino médio|técnico e R$ 400,00 para estudantes do ensino superior, observando a equidade de gênero.

Poderão ser proponentes quaisquer servidores do IFMA que estejam ativos.  Além do coordenador e de estudantes bolsistas como membros obrigatórios, a equipe poderá contar com alunos voluntários, colaborador voluntário externo e um membro facultativo servidor ativo ou inativo no IFMA.

Para serem enquadradas como projetos de integração entre ensino, pesquisa e extensão, as propostas devem envolver o público interno e externo; ser desenvolvidas de forma indissociável entre ensino, pesquisa e extensão; ter duração mínima de 12 meses e  máxima de 36 meses; e abranger pelo menos uma atividade de cada grupo descrito no edital:

a) grupo de ensino – palestras, encontros, oficinas, minicursos, jornadas, workshop, treinamentos para maratona de programação, grupos de estudo, atividades de laboratório, cursos, atualizações, nivelamentos, formações, produção de material didático, monitorias, entre outros;

b) grupo pesquisa – pesquisas básicas, compreendidas em pesquisas teóricas e/ou experimentais de novos fenômenos científicos, tecnológicos e de programação e robótica, e pesquisas aplicadas, entendidas como às atividades que utilizam o conhecimento gerado por meio da pesquisa básica para resolver problemas voltados para aplicações concretas, incluindo as atividades de inovação, as quais visam contribuir para o desenvolvimento de soluções práticas na forma de produtos ou de processos;

c) grupo extensão – projetos de extensão, cursos de extensão, eventos de extensão, serviços tecnológicos, estágio e emprego, visitas técnicas e gerenciais, atividades com empreendedorismo, fóruns e similares.