Página Inicial > Notícias > Campus Barreirinhas recebe conferência e encontro internacionais

Campus Barreirinhas recebe conferência e encontro internacionais

III Conferência Internacional de cooperação entre academia e indústria e  III Encontro Internacional em Ciências e Engenharia de Materiais do Maranhão ocorreram nos dias 04 e 05 de novembro.
  • publicado 07/11/2022 23h19
  • última modificação 10/01/2023 14h37

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Barreirinhas, recebeu, simultaneamente, nos dias 04 e 05 de novembro, a terceira edição da Conferência Internacional de Cooperação entre Academia e Indústria e o terceiro Encontro Internacional em Ciências e Engenharia de Materiais do Maranhão. Os eventos foram organizados em conjunto pelos cursos de pós-graduação em Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica, do Campus São Luís – Monte Castelo, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI). Participaram alunos de cursos técnicos, graduação e pós graduação de diversas instituições de várias regiões do Brasil. O total de participantes ficou em torno de 160 pessoas.

A programação contou com diversas palestras que abordaram temas como aços para dutos de transporte de petróleo e gás, nanopartículas, manufatura aditiva de metais, impressão 3D e bioimpressão para aplicações de engenharia de tecidos, ano internacional do vidro (2022) e a pesquisa do vidro no PPGEM-IFMA, entre outras; apresentações orais e apresentação e competição de pôsteres. No final do evento, os três melhores trabalhos apresentados nas categorias pôsteres e apresentações orais foram premiados. A aluna da pós-graduação em Química do IFMA Campus Monte Castelo, Jhuliana Monteiro de matos, destacou que, “mesmo sendo de uma outra área, assistindo uma palestra, descobrimos que podemos conversar entre as áreas, onde o professor usa materiais que conciliam com a química analítica. Me identifiquei mais do que imaginava”, destacou.

O aluno André Vinícius Nascimento, do curso de Engenharia Mecânica do Campus São Luís Monte Castelo, contou que já participa da Conferência Internacional de cooperação entre academia e indústria desde a primeira edição, sendo a primeira participação em 2020, no quarto período. Como nós fazemos pesquisa, e o IFMA tem um sistema de pós-graduação, mas também dá muita ênfase aos alunos de graduação ajudarem os de pós-graduação, nosso trabalho tinha relevância e queríamos publicar, mas tenhamos medo, por sermos alunos de graduação. Professor Samuel deu a oportunidade da gente publicar e aproveitamos o congresso, que é de altíssima relevância, e o apresentamos. Então, um aluno de graduação publicar um artigo e apresentar um banner em um congresso internacional produzido pelo IFMA é dar valor ao conhecimento produzido no instituto, nosso conhecimento”, enfatizou André.

O professor do IFMA e coordenador dos dois eventos, Samuel Rodrigues, comentou que “pra nós, é uma satisfação imensa realizar os eventos, pois trazemos oportunidades para nosso principal cliente, os alunos, e também oportunizamos a estudantes de outras instituições do Maranhão, acesso a congressos internacionais, onde possam participar de painéis de discussão em âmbito de pesqusia internacional, o que podemos e estamos trazendo de produtos e inovação para o benefício da sociedade. Quanto ao conteúdo, focamos em relação aos materiais da indústria metálica, cerâmica e polimérica. Trouxemos pesquisadores do Canadá e Estados Unidos, e isso nos mostra o que o mundo tem em termos de pesquisa na área de engenharia de materiais e em relação à criação, tecnologia e benefícios para a sociedade”, explicou.

Solenidade de abertura

A solenidade de abertura dos eventos ocorreu na noite do dia 04 de novembro, no auditório do Campus Barreirinhas, e contou com a participação na mesa diretiva do reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, do pró-reitor de Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação, Rogério Teles, do pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Amaral, do diretor-geral do Campus Barreirinhas, do vice coordenador do curso de Engenharia Mecânica do IFMA Campus Monte Castelo, Mauro Araújo e do diretor-presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André santos.

Em seu discurso, o Reitor do IFMA disse que “existe um desafio histórico de aproximação da academia com a indústria, e o esforço do evento é de, justamente, fazer a aproximação da academia com a indústria e o setor produtivo, aproveitando as oportunidades que o Estado do Maranhão oferece. Temos como um dos objetivos preparar os nossos jovens e a mão de obra para a produção de energias renováveis com participação em futuros projetos para o Maranhão, além de criar um ecossistema dentro do instituto para aproximar, garantir as propostas necessárias e oportunizar o desenvolvimento desses jovens. Precisamos interiorizar a pós-graduação no instituto, com um modelo de gestão mais atualizado, ágil e desburocratizado, flexibilizando, dinamizando e dando eficiência aos cursos com os recursos públicos disponíveis”, afirmou Carlos Cesar.

O pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis pontuou que “não podemos ter uma pós-graduação forte se não tivermos uma graduação forte. É dever nosso, como gestores, proporcionar aos estudantes que possam fazer a verticalização do ensino de dentro do próprio município”, disse Maron. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação disse em seu discurso que “estou muito satisfeito em termos eventos internacionais como estes, que trazem nossos estudantes e de outras instituições para conhecer Barreirinhas e trazer ciência e conhecimento para a região”, afirmou Rogério Teles.

Veja todas as fotos aqui.