Página Inicial > Notícias > Livro La Passion @São Luís é lançado por professores do IFMA

Livro La Passion @São Luís é lançado por professores do IFMA

A obra traz um retrato dos projetos desenvolvidos na instituição no âmbito do Projeto LAPASSION.
  • publicado 08/11/2022 14h47
  • última modificação 10/01/2023 14h37

No sábado (5.11), no auditório jornalista Maycon Rangel, na sede da Reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), aconteceu o lançamento do livro LAPASSION @ São Luís, que foi organizado pelos professores Natilene Mesquita Brito, Daniel Lima Gomes Júnior e Lígia Cristina Ferreira Costa.

“Nós organizamos esse projeto, mas ele é de vocês, alunos. Essa história está marcada na vida de todos vocês e de todos nós que estivemos envolvidos nele. Tenho certeza de que todos vocês têm histórias para contar de antes e depois do LAPASSION”, destacou em sua fala a professora Natilene Brito.

O Projeto LAPASSION – no âmbito do Programa Capacity Building for Higher Education – tem financiamento do Programa Europeu Erasmus+ e envolveu no Brasil cinco Institutos Federais, dentre eles o IFMA, e os países Portugal, Espanha, Finlândia, Chile e Uruguai.

O diretor de Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA, Daniel Lima, também um dos organizadores do livro, agradeceu a presença dos alunos e destacou que no final os projetos tiveram um resultado positivo. “Eu diria que o projeto da Fábrica de Inovação nasceu aqui, desse projeto. O LAPASSION foi uma experiência nova e, assim como vocês, nós aprendemos muita coisa com ele. Algo que é muito importante também é a aproximação do IFMA do Instituto Politécnico do Porto (IPP)”, delineou.

A professor Lígia Costa, a terceira organizadora do livro, não pode estar presente ao lançamento do livro por conta do seu afastamento para o doutorado em São Carlos (SP).

Desde 2018, o Instituto Federal do Maranhão tem participado ativamente do Programa LAPASSION, em ações que vão do desenvolvimento de projetos cooperados, recebimento de intercambistas e envio de estudantes para estudos nos politécnicos de Portugal, promovendo assim uma integração entre o ensino, a pesquisa, a inovação e a internacionalização.

Os projetos desenvolvidos no IFMA reunidos no livro têm como foco a empregabilidade (estágios) e construídos com base em Project Based Learning (PBL), European Project Semester (EPS) e Design Factories (DF). Assim, combina projetos com habilidades sociais e interculturalidade para apresentar respostas aos problemas reais da sociedade.

O diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares, relembrou que o projeto envolve diversas linhas. “Uma delas é a cooperação internacional. Outra é a potencialidade desse instituto, formada pelos professores e por vocês (alunos). E a terceira é a extensão. Nós fazemos nossa internacionalização por ela”, disse.

Professor Carlos Ramos, do Instituto Politécnico do Porto.

O professor Carlos Ramos, pró-reitor de Internacionalização do Instituto Politécnico do Porto, disse que o período ele passou do LAPASSION no Brasil foi muito importante. Ele que nasceu em São Paulo e que aos 14 anos foi para Portugal. “Eu sou fã dessa Rede dos Institutos Federais.  Estudei em instituições públicas até o meus 14 anos e essa dedicação é uma maneira que eu tenho de devolver aquela formação inicial, fundamental para aquilo que sou hoje”, declarou.

Diretor-presidente da FAPEMA, André Santos.

“Fico muito grato em ter acompanhado todo o projeto. Parabenizo a todos. Que essas ideias (os projetos) possam ser replicadas”, pontou o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAPEMA), André Santos.

Professora Natilene recebe homenagem de Francisco Tanilson, um dos participantes do LAPASSION

Em seu momento de fala, o discente Francisco Tanilson, do IFMA Campus Santa Inês e participante do LAPASSION, prestou uma homenagem e entregou um buquê de flores à professora Natilene Brito, “como forma de gratidão, por ter nos acompanhado, estado com a gente, sempre incentivando”.

Professor Roberto Brandão: “hoje entrega-se um produto de realizações”.

Finalizando as falas, o reitor do Instituto Federal do Maranhão no período de 2012 a 2020, professor Roberto Brandão, disse que “hoje entrega-se um produto de realizações”, fazendo em seguida um agradecimento especial ao professor Carlos Ramos, aos professores-organizadores do livro Natilene Brito, Daniel Lima e Lígia Costa.