Página Inicial > Notícias > Servidor do IFMA lança “Resgate histórico de Viana”

Servidor do IFMA lança “Resgate histórico de Viana”

A obra de Áureo Mendonça, do Campus Monte Castelo, foi lançada na sexta, 11, na Livraria AMEI
  • publicado 16/11/2022 18h03
  • última modificação 10/01/2023 15h05

“Resgate histórico de Viana”. Esse é o título do livro de autoria do assistente administrativo do IFMA Campus Monte Castelo, Áureo Viegas Mendonça, lançado na noite de sexta-feira (11), na AMEI – Livraria e Espaço Cultural – no São Luís Shopping, na capital do estado.

O trabalho de pesquisa foi iniciado durante a emergência sanitária da Covid-19 e o livro é considerado pelo autor uma importante fonte de pesquisa para estudantes, historiadores e a sociedade em geral, sobre a história, os costumes e a cultura da quarta cidade mais antiga do Maranhão. Durante dois anos, o autor entrevistou vianenses de gerações anteriores para delinear e dar vida a personagens e fatos da cidade já esquecidos.

Prefaciado pelo jornalista e escritor vianense Nonato Reis, a obra com 170 páginas e selo da Viégas Editora assinala a estreia de Áureo na literatura e brinda o leitor com riquezas de detalhes, o modo de vida das pessoas, os hábitos e os costumes, a dinâmica de vida e os valores em que se assentou Viana.

O evento de lançamento foi prestigiado por intelectuais, estudiosos, familiares e amigos. A Academia Vianense Letras foi representada pelos imortais Luiz Alexandre Raposo, Luiz Morais e Marcone Veloso. O lançamento em Viana será dia 25 de novembro às 19 horas na Câmara Municipal.

Sobre o autor

Áureo Viegas Mendonça nasceu em Viana-MA, em 1965.  pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, obteve a graduação como Geógrafo e pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino em Geografia. Experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas com ênfase em Gestão de Pessoas. Pesquisador, servidor público, ocupa o cargo de Técnico Administrativo em Educação, no IFMA Campus São Luís Monte Castelo.

Em sua árvore genealógica, Áureo tem descendência paterna do tronco português, em Sebastião José de Carvalho e Melo – o “Marquês de Pombal” que foi Secretário de Estado do Reino, durante o Reinado de Dom José I, sendo considerado uma das figuras mais controversas e carismáticas da história portuguesa. O autor é herdeiro da veia literária de Sávio Mendonça, autor do livro “História de um menino pobre”, e neto da famosa bordadeira de “lombo de boi” Olívia Mendonça.