Página Inicial > Notícias > Plano Anual de Auditoria 2023: envio de contribuições

Plano Anual de Auditoria 2023: envio de contribuições

Por meio de formulário, AUDIN do IFMA solicita participação da comunidade com sugestão de temas para a construção do PAINT 2023. Prazo para envio de contribuições vai até 21 de novembro.
  • publicado 18/11/2022 09h14
  • última modificação 10/01/2023 14h37

A Auditoria Interna (AUDIN) do IFMA solicita a participação da comunidade com a sugestão de temas para a construção do Plano Anual de Auditoria (PAINT) 2023. As contribuições devem ser enviadas por meio de formulário até o dia 21 de novembro. Gestores, demais servidores, estudantes e a sociedade em geral podem sugerir assuntos que considerem relevantes para a realização de serviços de auditoria de avaliação por parte do setor no IFMA.

Formulário de contribuições para o Plano Anual de Auditoria 2023

Por meio do formulário, a AUDIN busca a participação da comunidade na definição de temas que serão objeto de trabalhos de auditoria no exercício de vigência do PAINT 2023. As sugestões apresentadas serão avaliadas pela AUDIN com base em fatores de riscos, que são critérios de priorização empregados para identificar a importância relativa das condições e eventos que possam afetar adversamente a organização.

Os fatores de riscos empregados na seleção dos temas são: a) a materialidade (volume de recursos envolvidos ou o seu custo associado); b) a relevância (impacto do tema para o alcance dos objetivos estratégicos da instituição); e c) a criticidade (fundamentada no interstício de tempo de realização da última auditoria, bem como em eventuais falhas identificadas em trabalhos anteriores realizados pela AUDIN, pela CGU e pelo TCU).

Também serão avaliadas para inclusão no PAINT 2023 temas sugeridos pela alta administração do IFMA. Além disso, comporão os serviços de auditoria do PAINT 2023 aqueles de determinação legal e de solicitação do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União.

Saiba mais sobre o PAINT

O Plano de Auditoria Interna (PAINT) é o documento no qual são registradas as atividades que a unidade de Auditoria Interna (AUDIN) pretende desenvolver em um determinado período de tempo, no caso no prazo de um ano. Deve ser baseado em riscos, o que significa que sua principal finalidade é garantir que a Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG) concentre seus trabalhos nos objetos de auditoria com maior exposição a ameaças que possam afetar o alcance dos seus objetivos, ou seja, os de maior risco.

O PAINT deve ser elaborado em harmonia com as estratégias e os objetivos da organização. Para isso, a UAIG deve considerar: a) o planejamento estratégico da Unidade Auditada; b) as expectativas da alta administração e das demais partes interessadas; e c) a seleção dos trabalhos com base na análise de riscos.