Página Inicial > Notícias > Começa Universo IFMA no Campus Grajaú

Começa Universo IFMA no Campus Grajaú

As aberturas simultâneas dos eventos Universo IFMA, Encontro de Arte e Seminário da Consciência Negra marcam primeiro dia de programação.
  • Miguel Ahid
  • publicado 21/11/2022 21h45
  • última modificação 10/01/2023 14h37

Auditório lotado no primeiro dia do Universo IFMA 2022

Uma mistura de ciência, consciência e arte. O auditório do Campus Grajaú do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) teve máxima lotação ao receber na segunda-feira, 21 de novembro, gestores, professores, alunos, autoridades e comunidade em geral na solenidade de abertura do Universo IFMA 2022.

Logo após a exibição do vídeo sobre a cidade de Grajaú, a Mística de abertura “Consciência Negra”, do Núcleo de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFMA), com breve apresentação do grupo pela professora Socorro Botelho – em uma performance ao som de Milton Nascimento e sua música “Coração de Estudante” (muito aplaudida, por sinal) – já mostrava, ali, como o Universo IFMA é, de fato, o maior evento de ciência, ensino, pesquisa, inovação, arte e cultura do Instituto.

Mística de abertura “Consciência Negra” (NEABI/IFMA)

Só para se ter uma ideia, ao mesmo tempo, nessa edição, houve na cerimônia inicial a abertura conjunta dos eventos Universo IFMA, Seminário da Consciência Negra e Encontro de Arte (ENARTE). Confira a programação completa de todos eles no final do texto.

Dispositivo de honra da abertura do Universo IFMA

Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia: o reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira; o secretário de Comunicação de Grajaú, Tomaz Edson de Araújo, no ato representando o prefeito municipal; o diretor-geral do IFMA Campus Grajaú, Francisco Alberto Gonçalves Filho; o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Rogério Teles; o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA, Maron Stanley Gomes; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA, Clarisse Medeiros; a pró-reitora de Administração do IFMA, Lucimeire Amorim; a Diretora de Pesquisa do IFMA e coordenadora geral do Universo IFMA, Georgiana Marques; a chefe da Coordenadoria de Arte, Cultura e Desporto do IFMA e coordenadora do ENARTE, Mayara Karla da Anunciação; o chefe do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social e coordenador do Seminário da Consciência Negra, Batista Botelho; o coordenador do NEABI Central / IFMA, Herlinton Nunes;  e a estudante do 3º ano do curso de Informática do Campus Grajaú, Larissa Lima, representando o segmento estudantil.

Reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira

Em seu discurso, o reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, falou sobre o desafio de reunir três grandes eventos em um só ambiente. “A cidade de Grajaú hoje representa no Maranhão a ciência, a resistência às discriminações, representa também a arte e a cultura, tudo unido dentro do evento [Universo IFMA] do Instituto Federal do Maranhão”, ressaltou.

A Diretora de Pesquisa do IFMA e coordenadora geral do Universo IFMA, Georgiana Marques, agradeceu a gestão da instituição, aos alunos, aos apoiadores (CNPq, FAPEMA, FNDCT e MCTI) e representantes locais, que abraçaram essa ideia. “O Universo IFMA é a nossa maior ação dentro da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação”, disse.

Diretor-geral do IFMA Campus Grajaú, Alberto Filho

Já o diretor-geral do IFMA Campus Grajaú, Alberto Filho, deu boas-vindas a todos os alunos, pesquisadores, servidores, técnicos, professores da instituição, ao reitor e toda sua comitiva e à prefeitura municipal. “Esta casa tem a satisfação e a honra em recebê-los. Vale a pena a gente trazer um evento como esse para uma cidade que está afastada da capital. Isso valoriza o que nós fazemos aqui”, declarou.

Na palestra de abertura, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Luis dos Santos Silva, explanou sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação e as contribuições para o desenvolvimento social e econômico da nação.

Diretor-presidente da FAPEMA, André Santos

“Apresentamos as ações que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ações transversais ou de desenvolvimento do país para a pesquisa, da ciência, tecnologia e inovação, mas também tratamos do que o Maranhão tem feito e como a FAPEMA tem atuado nas suas particularidades de fomento à pesquisa”, destacou em sua fala André Santos.

Por fim, o momento cultural do dia, e que marcou o início das atividades do ENARTE no Universo IFMA, foi o musical “Brasil de todos os cantos”, apresentado pelos alunos do Campus Barra do Corda, sob a regência do professor Wesley Sousa.

O Universo IFMA é um espaço de divulgação e promoção do conhecimento científico produzido no âmbito do Instituto Federal do Maranhão, uma contribuição para a democratização das pesquisas e formação de novos pesquisadores. A programação do Universo IFMA 2022 acontece até sexta-feira (25.11) no Campus Grajaú.

Confira a programação completa
Universo IFMA 2022