Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Processo de gamificação em destaque no Universo IFMA
Início do conteúdo da página Notícias

Processo de gamificação em destaque no Universo IFMA

Temática foi explorada em minicurso presencial, ministrado pela professora Simone Santos, chefe do Departamento de Graduação do IFMA.
  • Miguel Ahid
  • publicado 23/11/2022 15h39
  • última modificação 10/01/2023 14h37

Imprimir

Professora Simone Santos

Gamificação é o uso de elementos de design de jogos em contexto que não são jogos. Esse é um dos conceitos que explicam o termo, mas existem outros. Essas curiosidades e informações detalhadas sobre a temática da Gamificação foram exploradas durante o minicurso presencial realizado na manhã desta quarta-feira (23), como parte da programação do Universo IFMA 2022, no Campus Grajaú.

Mas afinal, qual é a melhor forma de usar as estratégias de gamificação para o ensino? “Em primeiro lugar, é necessário perceber para quem eu vou elaborar essa proposta, quem é esse sujeito e quais são as suas necessidades. A partir desse sujeito que eu construo minha estratégia”, explica a chefe do Departamento de Graduação do IFMA, professora Simone Santos.

Mas para que eu construa uma proposta gamificada, continua Simone, preciso conhecer quais ferramentas utilizar nesse processo. “De fato, a gamificação não é algo que só utiliza ferramentas tecnológicas, ela pode utilizar ferramentas não-digitais”, esclareceu.

Um dos maiores desafios é justamente o conhecimento dessas ferramentas a serem trabalhadas. “Hoje não temos uma política nacional de incentivo à formação de professores, especificamente, a formação digital, para competências digitais. Investir em educação continuada para o profissional é um aspecto chave também nesse sucesso”, concluiu a professora.

O minicurso “Estratégias de Gamificação para o Ensino”, no formato presencial, teve como palestrante a professora Simone Santos e fez parte da programação oficial do Universo IFMA 2022, que acontece até sexta-feira (26), no IFMA Campus Grajaú.

Fim do conteúdo da página