Processo de gamificação em destaque no Universo IFMA
Gamificação é o uso de elementos de design de jogos em contexto que não são jogos. Esse é um dos conceitos que explicam o termo, mas existem outros. Essas curiosidades e informações detalhadas sobre a temática da Gamificação foram exploradas durante o minicurso presencial realizado na manhã desta quarta-feira (23), como parte da programação do Universo IFMA 2022, no Campus Grajaú.
Mas afinal, qual é a melhor forma de usar as estratégias de gamificação para o ensino? “Em primeiro lugar, é necessário perceber para quem eu vou elaborar essa proposta, quem é esse sujeito e quais são as suas necessidades. A partir desse sujeito que eu construo minha estratégia”, explica a chefe do Departamento de Graduação do IFMA, professora Simone Santos.
Mas para que eu construa uma proposta gamificada, continua Simone, preciso conhecer quais ferramentas utilizar nesse processo. “De fato, a gamificação não é algo que só utiliza ferramentas tecnológicas, ela pode utilizar ferramentas não-digitais”, esclareceu.
Um dos maiores desafios é justamente o conhecimento dessas ferramentas a serem trabalhadas. “Hoje não temos uma política nacional de incentivo à formação de professores, especificamente, a formação digital, para competências digitais. Investir em educação continuada para o profissional é um aspecto chave também nesse sucesso”, concluiu a professora.
O minicurso “Estratégias de Gamificação para o Ensino”, no formato presencial, teve como palestrante a professora Simone Santos e fez parte da programação oficial do Universo IFMA 2022, que acontece até sexta-feira (26), no IFMA Campus Grajaú.
Redes Sociais