Página Inicial > Notícias > Seminário de Ensino apresenta experiências exitosas no Universo IFMA

Seminário de Ensino apresenta experiências exitosas no Universo IFMA

A atividade teve como mediadoras as professoras Maristhela Rodrigues e Simone Santos, da equipe da Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis.
  • Miguel Ahid
  • publicado 24/11/2022 19h34
  • última modificação 10/01/2023 14h37

Diretora do Ensino do IFMA, professora Márcia Andréa Santos

Realizado nessa quinta-feira (24) como parte da programação do Universo IFMA 2022 e organizado pela Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o “Seminário de Ensino: experiências exitosas na gestão do ensino e da assistência estudantil” foi divido em dois momentos: o primeiro bloco, com quatro comunicações orais dos professores e o segundo bloco, com mais três experiências exitosas apresentadas.

Primeiro Bloco

Primeiro bloco de apresentações, sob mediação da professora Simone Santos.

Abrindo o primeiro bloco, a professora Sandra Caminha, do Campus São João dos Patos, iniciou as comunicações orais com o trabalho “Inclusão – O despertar”, focado em ações inclusivas realizadas dentro do campus. “

Professora Sandra Caminha, do Campus São João dos Patos

Do Campus Buriticupu, a professora Glaucia Cristina Ferreira apresentou o projeto “Protagonismo entre os estudantes de PROEJA como mecanismo de combate à evasão”. Esse projeto foi idealizado em um contexto de retorno às atividades presenciais, em busca de melhorar a frequência escolar e combate à evasão escolar, contribuindo com o fortalecimento da relação entre aluno e instituição.

Do Campus Buriticupu, a professora Glaucia Cristina Ferreira

Outro destaque foi a experiência exitosa do Projeto “Delas para elas”, coordenado pela professora Andréa Barros, do Campus Coelho Neto, apresentado do seminário com a ajuda das alunas participantes do curso Técnico em Administração. Com o cunho extensionista, o projeto foi levado no mesmo formato para as escolas públicas municipais e estaduais na cidade. “São rodas de conversa informal sobre temas do universo feminino”, esclareceu a professora Andréa Barros.

Professora Andréa Barros e as alunas participantes do curso Técnico em Administração do Campus Coelho Neto

A temática evasão escolar também foi trabalhada no projeto “Busca ativa e combate à evasão escolar”, do IFMA Campus Barreirinhas, coordenado pelos servidores Marinelma Costa Meireles, Maria de Lourdes Lima e Jefferson da Silva Reis. “Este relato demonstra como os problemas de reprovações, pendências e evasão escolar foram enfrentados em nosso campus, no contexto da pandemia da Covid-19”, destacou a professora Marinelma Costa.

Do IFMA Campus Barreirinhas, professora Marinelma Costa Meireles

Segundo Bloco

Segundo bloco de apresentações, sob mediação da professora Marithela Rodrigues.

Iniciando o segundo bloco, o representante do Campus São Luís – Centro Histórico, o professor Klean Carvalho, trouxe ao palco o projeto “Monitoria Inclusiva”, que debruçou sua análise sobre “a inclusão dentro da instituição, por conta do aumento de matrículas para esse público”, disse.

Representante do Campus São Luís – Centro Histórico, o professor Klean Carvalho

Coube a professora de Biologia, Dirce Komura, apresentar mais uma experiência exitosa do Campus São João dos Patos, a “Gincana Ecociente”, das Comissões de Sustentabilidade e Qualidade de Vida do campus, projeto voltado para ações ecológicas, de sustentabilidade (ambiental, social, econômica) e ações como coleta seletiva de lixo.

Professora de Biologia do Campus São João dos Patos, Dirce Komura

Fechado a série de comunicações orais, a professora Andréa Serrão, diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Pedreiras, falou sobre a exitosa experiência “Desafios e Estratégias Pedagógicas para a Gestão de Ensino do IFMA Campus Pedreiras após o contexto do trabalho remoto emergencial. A ação traz o desafio de como integrar e otimizar os fluxos dos trabalhos das(os) servidoras(es) no contexto de retorno às atividades presenciais.

Professora Andréa Serrão, diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Pedreiras

A edição do Universo IFMA 2022 acontece até sexta-feira, 25 de novembro, no IFMA Campus Grajaú.