Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA aplica provas do Seletivo Técnico para mais de 20 mil candidatos
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA aplica provas do Seletivo Técnico para mais de 20 mil candidatos

O IFMA oferta 6.515 vagas em 27 municípios do Maranhão
  • Cláudio Moraes
  • publicado 27/11/2022 18h23
  • última modificação 10/01/2023 15h05

Imprimir

Reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira, Pró-Reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, e Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros, acompanharam a realização das provas neste domingo.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou na tarde deste domingo, 27, a aplicação das provas do processo seletivo unificado para ingresso, em 2023, nos cursos técnicos de nível médio da instituição.

O caderno de provas, que teve 30 questões objetivas, e o gabarito preliminar já estão disponíveis para consulta na página do seletivo. De acordo com o edital do seletivo, o prazo para recurso em relação ao gabarito é de dois dias úteis após a sua divulgação (28 e 29/11). O candidato deverá submeter o recurso, contra o gabarito oficial ou questões da prova, exclusivamente através de formulário eletrônico disponível na “área do candidato” no site do Seletivo Técnico 2023 (estudenoifma.ifma.edu.br). Não serão analisados recursos enviados fora do prazo ou que sejam enviados por e-mail ou qualquer outra forma diversa. O resultado dos recursos contra o gabarito e questões da prova será divulgado no dia 05 de dezembro.

Acesse aqui a página do Seletivo e confira os cadernos de provas (integrado, concomitante e subsequente) e o gabarito preliminar

Nesta edição, 23.969 pessoas se candidataram às 6.515 vagas, distribuídas em 39 cursos distintos ofertados em 29  campi distribuídos no Maranhão. Sessenta e sete escolas foram utilizadas como locais de aplicação do exame em todo o estado,  mobilizando uma equipe que contou com 2.183 participantes, dentre servidores e colaboradores externos. A previsão é que o resultado final do seletivo seja divulgado no dia 30 de dezembro e as matrículas sejam realizadas entre 3 e 13 de janeiro, em primeira chamada.

Para o reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira, a avaliação é totalmente positiva. “Trata-se do maior processo seletivo da rede federal de educação profissional e tecnológica no país e isso demonstra a força do projeto do IFMA de interiorização de seus cursos para garantir o acesso a grande parcela da sociedade”, afirmou. “Os aprovados podem esperar pela recepção de uma grandiosa instituição, com qualidade nos seus cursos, inovações nos processos educacionais e, sobretudo, o fortalecimento do processo de verticalização”, concluiu Carlos César. 

O dia da prova

Edvan Barros Filho veio de Vargem Grande para participar do seletivo em São Luís.

Para os estudantes com baixa visão, deficiência auditiva e física, o IFMA disponibilizou atendimento especializado em todo o estado, com recursos como prova ampliada e em braille, além do recrutamento de ledores e intérpretes de Libras, sala de fácil acesso e prova adaptada para ledor, voltada para os deficientes visuais.

Edvan Barros Filho, 15 anos, estudante de escola comunitária em Vargem Grande concorreu ao curso de Eletromecânica no Campus São Luís Monte Castelo. A sua mãe, Eva Rosa do Lago, acompanhou com atenção o ingresso do filho no local de prova. “É uma instituição muito boa, que desenvolve o conhecimento dos alunos”, avaliou. “É um projeto que busca uma educação mais integral dos jovens”, prosseguiu. Para o mesmo curso submeteu-se Evandro Costa Dias, 49 anos, comerciante. “Eu já tenho um curso básico de Mecânica e quero me aprimorar”, afirmou.

Amanda dos Santos, 15 anos, estudante de escola setor privado no município de Icatu, escolheu o curso de Informática incentivada por sua irmã. “Estudei bastante, mas estou bastante nervosa”, confessou.

Guilherme Rodrigues Marques, 15 anos, também estudante do setor privado em São Luís, concorre a uma vaga no mesmo curso. “Meu pai é formado nessa área pelo IFPA e estudar numa instituição federal garante um futuro um pouquinho melhor”, ponderou. “Eu sei que o ensino é de qualidade  e espero que o curso me proporcione alcançar a minha meta como técnico de TI”, prosseguiu. “Estudei por três meses para essa prova e a expectativa é positiva”, concluiu.

Cursos mais concorridos

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo, em 2022, o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

As vagas serão preenchidas nos campi de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

O campus com maior número de inscritos foi o Campus São Luís – Monte Castelo, com 5.480 candidatos disputando  690 vagas. Em seguida, vem o Campus Imperatriz com 1.981 candidatos inscritos para um total de 400 vagas. E, em seguida, o Campus São José de Ribamar, com 1.300 candidatos inscritos para um total de 200 vagas.

Dos 10 cursos mais procurados em todo o estado, oito são ofertadas na região metropolitana. No Campus Monte Castelo se destacam os cursos de Informática (1.146 candidatos e concorrência de 38,2 por vagas), Design Gráfico (806 / 26,9), Edificações (650 / 16,3), Eletromecânica (607 / 15,2), Segurança do Trabalho (516 / 12,9) e Química (374 / 9,4). No Campus Rosário, o curso mais procurado é Informática para Internet (408 / 10,2), enquanto a maior procura, em São José de Ribamar, foi pelo curso de Administração (352 / 11). Os cursos mais concorridos fora da região metropolitana são Informática em Imperatriz (529 / 13,2) e Informática em Santa Inês (404 / 10,1).

Destacam-se, ainda, em termos de concorrência, os cursos de Informática em Itapecuru-Mirim, Caxias e Timon, Administração em Bacabal, Rosário e Viana, Informática para Internet em São José de Ribamar e Artes Visuais no Campus São Luís Centro Histórico.

 

 

registrado em:
Assunto(s): 2023 , Cursos técnicos , IFMA , prova , seletivo
Fim do conteúdo da página