Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Comitê Popular da Zona Rural de São Luís faz primeira reunião no IFMA Maracanã
Início do conteúdo da página Notícias

Comitê Popular da Zona Rural de São Luís faz primeira reunião no IFMA Maracanã

  • Romulo Gomes
  • publicado 30/11/2022 17h03
  • última modificação 10/01/2023 14h37
Imprimir

A primeira reunião do Comitê Popular das Comunidades da Zona Rural de São Luís foi realizado no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã, na tarde do dia 23 de novembro. Foram apresentadas demandas sistematizadas por lideranças da região e também houve um debate sobre os problemas locais, com participação de moradores e de autoridades municipais.

Para abrir as discussões, o coordenador do Comitê, Francisco Oliveira, apresentou um documento com os principais pontos de reinvidicações, como a revitalização de 23km da BR 135, que vai da Vila Itamar até a Estiva); a implantação do Centro de Convergência da Zona Rural I e II; a interligação asfáltica da zona rural; e a instação de aparelhos públicos sociais.

Outras lideranças também se manifestaram durante a reunião, destacando problemas comuns entre os moradores da região. A precariedade nos serviços de transporte público é um dos mais recorrentes, refletindo na dificuldade da população para acessar vagas de trabalho e em instituições de educação.

A situação precária nas linhas de ônibus foi uma reclamação endossada pelo diretor geral do IFMA – Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues. Ele contou que órgãos municipais já foram acionados por ofício e em reuniões presenciais, mas sem o retorno esperado. Diariamente, milhares de estudantes do campus, assim como os moradores do bairro, pegam coletivos super lotados e enfrentam longas horas de espera pelos ônibus que fazem a linha da Vila Esperança.

Também participaram das discussões os vereadores Marcial Lima (Podemos) e Dr. Gutemberg (PSC), além de representantes da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). No final da reunião, foi montada uma comissão composta por Francisco Oliveira, Patrícia Fernandes, Creudilene dos Santos, Gilvan Azevedo, Reinaldo Costa e Maria Clara. Esse grupo ainda não está fechado. Outros componentes da comunidade ainda podem fazer parte.

Fim do conteúdo da página