Página Inicial > Notícias > Comitê Popular da Zona Rural de São Luís faz primeira reunião no IFMA Maracanã

Comitê Popular da Zona Rural de São Luís faz primeira reunião no IFMA Maracanã

• Romulo Gomes
  • publicado 30/11/2022 17h03
  • última modificação 10/01/2023 14h37

A primeira reunião do Comitê Popular das Comunidades da Zona Rural de São Luís foi realizado no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã, na tarde do dia 23 de novembro. Foram apresentadas demandas sistematizadas por lideranças da região e também houve um debate sobre os problemas locais, com participação de moradores e de autoridades municipais.

Para abrir as discussões, o coordenador do Comitê, Francisco Oliveira, apresentou um documento com os principais pontos de reinvidicações, como a revitalização de 23km da BR 135, que vai da Vila Itamar até a Estiva); a implantação do Centro de Convergência da Zona Rural I e II; a interligação asfáltica da zona rural; e a instação de aparelhos públicos sociais.

Outras lideranças também se manifestaram durante a reunião, destacando problemas comuns entre os moradores da região. A precariedade nos serviços de transporte público é um dos mais recorrentes, refletindo na dificuldade da população para acessar vagas de trabalho e em instituições de educação.

A situação precária nas linhas de ônibus foi uma reclamação endossada pelo diretor geral do IFMA – Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues. Ele contou que órgãos municipais já foram acionados por ofício e em reuniões presenciais, mas sem o retorno esperado. Diariamente, milhares de estudantes do campus, assim como os moradores do bairro, pegam coletivos super lotados e enfrentam longas horas de espera pelos ônibus que fazem a linha da Vila Esperança.

Também participaram das discussões os vereadores Marcial Lima (Podemos) e Dr. Gutemberg (PSC), além de representantes da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). No final da reunião, foi montada uma comissão composta por Francisco Oliveira, Patrícia Fernandes, Creudilene dos Santos, Gilvan Azevedo, Reinaldo Costa e Maria Clara. Esse grupo ainda não está fechado. Outros componentes da comunidade ainda podem fazer parte.