Página Inicial > Notícias > IFMA Alcântara projeta impacto de mudanças climáticas no aporte de sedimentos no Itaqui

Projeto de pesquisa irá durar dois anos e foi aprovado em 2º lugar, dentre 20 finalistas do edital lançado pela EMAP e FAPEMA
  • Cláudio Moraes. Foto: Ascom/EMAP
  • publicado 01/12/2022 21h28
  • última modificação 10/01/2023 15h05

Quantificar a produção de sedimentos que chegam ao Porto do Itaqui através das bacias hidrográficas, de forma a traçar vários cenários futuros propostos para os próximos 50 anos, de forma a evitar futuros problemas ao Porto do Itaqui, na capital maranhense. Essa é a proposta do trabalho de pesquisa “Modelagem e projeção de cenários de impacto das mudanças climáticas e uso da terra sobre os processos hidrossedimentológicos no Porto do Itaqui”.

O projeto de pesquisa, coordenado pelos professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara, Elisabeth Alves Cavalcanti (doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFPE) e Francisco Jadilson dos Santos Silva (doutor em Engenharia Elétrica e de Computação/UFRN) conquistou o 2° lugar geral entre cerca de 20 finalistas de outras instituições maranhenses, na concorrência ao Edital FAPEMA/EMAP nº 12/2022 de Apoio a pesquisas no Porto do Itaqui.

O Campus Alcântara foi o único, de toda a rede IFMA, a aprovar projeto no edital e deverá contar com um financiamento de quase 700 mil reais para custeio e investimentos. Através do projeto serão adquiridos diversos equipamentos como notebooks, drones, estação meteorológica, medidores de qualidade da água, softwares, dentre outros equipamentos que poderão ser utilizados tanto por professores quanto por estudantes.

O projeto terá a duração de 2 anos e tem potencial para o estabelecimento de futuras parcerias entre o IFMA, o Porto do Itaqui e a FAPEMA. A pesquisa, que também contemplará bolsa de pós-doutorado, terá a colaboração de consultores de outros estados do Brasil e do Canadá, que auxiliarão no encaminhamento da investigação. Esse é um fator que poderá estabelecer um elo com pesquisadores e instituições do restante do Brasil e de outros países, diante da perspectiva de internacionalização do projeto.

Serão traçados cenários futuros propostos nas projeções sobre as mudanças climáticas realizadas pelo Intergovernmental Panel on Climate Change. Além do clima, também será levada em consideração as modificações do uso da terra nas últimas décadas e como isso contribuiu para o aporte de sedimentos, com base na modificação do uso da terra ocorridos de 1985 até hoje.

O diretor-geral do campus, professor Jorge Renato Silva, considerou o resultado de grande relevância para o Campus Alcântara e para o IFMA como instituição que prima pelo ensino, pesquisa e extensão. “Isso demonstra a qualidade do nosso corpo docente, concorrendo, em termos de projeto, com as demais instituições de ensino do Maranhão em condição de qualidade e competitividade”, avaliou. “Essa é uma ação muito importante e merece destaque em toda a rede IFMA, pois demonstra o comprometimento da instituição com a realização de novas parcerias e com o desenvolvimento do estado”, finalizou.