Página Inicial > Notícias > CONSUP empossa conselheiros e delibera sobre cursos e pautas de gestão

CONSUP empossa conselheiros e delibera sobre cursos e pautas de gestão

A 70ª reunião ordinária do colegiado ocorreu na Reitoria do IFMA na segunda-feira (05)
  • publicado 06/12/2022 12h15
  • última modificação 10/01/2023 15h05

O Conselho Superior (CONSUP) do IFMA, instância máxima de deliberações da instituição, reuniu-se na segunda-feira (05), no auditório “Jornalista Maycon Rangel” (Reitoria), quando deu posse a novos conselheiros eleitos, além de reconduzir ao posto membros do colegiado. Outras pautas trazidas à deliberação foram relativas a planos de cursos técnicos, criação de curso de pós-graduação, e instâncias de gestão e discussão no âmbito de pró-reitorias. O CONSUP é composto pelo reitor do IFMA, que preside o órgão, e por representantes de alunos da instituição, de servidores docentes e técnico-administrativos, egressos, sociedade civil, Ministério da Educação (MEC) e dos diretores-gerais dos campi.

Iniciando os trabalhos da 70ª reunião ordinária do Conselho, o reitor Carlos César Teixeira conduziu a homologação dos resultados eleitorais para o órgão, referentes ao processo para escolha dos representantes discentes, docentes e técnico-administrativos para o período 2022/2024.

Dentre os conselheiros empossados e reconduzidos, o segmento docente é representado por (na imagem acima, com o reitor ao centro): César Henrique Souza Lima (Campus Pinheiro); Rogério de Mesquita Teles (Monte Castelo); Liana Eida Marques dos Reis (Timon); Creudecy Costa da Silva (Centro Histórico); Eiderson Silva Cabral (Açailândia).

Já a representação de conselheiros discentes tem a seguinte composição: Elias Ferreira da Silva (Codó); Oglielson Pereira Silva (Barra do Corda); Jheymisson Kayron Pereira Almeida (Monte Castelo); Olivia da Costa e Silva Gomes (São Raimundo das Mangabeiras).

No segmento de servidores técnicos administrativos, a composição do colegiado tem como representantes: Priscila Vieira dos Santos (assistente em administração | Imperatriz); Márcia Andréa Araújo Santos (pedagoga | Alcântara); Fabíola Rafaelle Tavares Gonçalves (pesquisadora institucional | Reitoria); Makson Rangel de Melo Rodrigues (técnico de laboratório | Zé Doca); Fabbio Rocha Sampaio (assistente de alunos | Timon).

Cursos técnicos

Empossados e reconduzidos os conselheiros e conselheiras, o reitor Carlos César Teixeira passou à apreciação e aprovação de cursos técnicos, em pauta apresentada pela Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (PRENAE). No Campus Maracanã (São Luís), o colegiado deliberou sobre os planos de cursos técnicos de nível médio em Guia de Turismo (modalidade a distância), além de Informática Para Internet, Cooperativismo, Restaurante e Bar, Agroindústria, Rede de Computadores. Quanto ao Campus São José de Ribamar, o CONSUP tratou da análise e parecer do plano de curso técnico em Informática para Internet, e ainda discutiu sobre a solicitação de alterar a matriz curricular do curso em Programação de Jogos Digitais. O órgão também aprovou os planos dos cursos em Meio Ambiente (subsequente ao ensino médio) e Design Gráfico (integrado), respectivamente nos campi Avançado Carolina e Monte Castelo (São Luís).

Além dos planos dos cursos técnicos em Logística, Redes de Computadores, e Cooperativismo, o Campus São João dos Patos teve aprovado o curso de pós-graduação lato sensu em Educação a Distância e Tecnologias Aplicadas na Modalidade a Distância.

Pró-reitorias

Na instância da alta gestão do Instituto, o CONSUP aprovou a instituição de comitês assessores de Gestão do Ensino e de Gestão de Pessoas, respectivamente na PRENAE e na Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI).

Quanto à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), o colegiado deliberou sobre a solicitação da pasta para a criação do Fórum de Assessoramento, bem como de aprovação da minuta de regulamento, o qual procura atender a intenção de uma gestão cada vez mais participativa. O documento foi originado a partir de reunião de trabalho da Pró-reitoria com todos os dirigentes de setores de abrangência, os quais entraram em consenso quanto à criação do Fórum.