Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Alcântara concede grau a tecnólogas em Gestão de Turismo
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Alcântara concede grau a tecnólogas em Gestão de Turismo

Primeira cerimônia de colação de grau desde o início da pandemia da Covid-19 reuniu concluintes, familiares e comunidade do Instituto
  • Augusto do Nascimento
  • publicado 19/12/2022 11h33
  • última modificação 10/01/2023 15h05

Imprimir

O campus do IFMA em Alcântara realizou na noite de sexta-feira (09) a cerimônia de outorga de grau a seis alunas concluintes do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. No evento, a Reitoria do Instituto foi representada por Lucimeire Amorim Castro, pró-reitora de Administração (PROAD). Foi a primeira solenidade de colação de grau presencial desde que teve início a pandemia da COVID-19, e a turma recebeu o nome de “Romário Silva Santos“, em homenagem ao professor da área de Engenharia Mecânica falecido no último mês de novembro.

“O IFMA nos deu asas”, afirmou Dieully Viegas Costa, oradora da turma, sobre a relevância da instituição na formação das estudantes. Ela recordou os colegas que ingressaram junto com o grupo mas que por diferentes motivos não conseguiram chegar à etapa final do curso. Sobre os desafios da concorrida carreira profissional com os quais as tecnólogas em Gestão de Turismo passam a lidar após a diplomação, Dieully Costa fez referência ao papel que as mulheres já exercem em diversas dimensões da vida (família, trabalho, estudos, dentre outras), bem como à necessidade de vencerem medos e inseguranças, além de manterem o foco para contribuírem com sua capacidade para o desenvolvimento de Alcântara. Sobre essa contribuição, a oradora ressaltou que os cursos do Campus Alcântara alcançam jovens da própria região do município, favorecendo que a população local tenha acesso à educação ofertada pelo Instituto. O juramento da turma foi prestado tendo à frente a concluinte Alessandra Silva Alves.

Paraninfa da turma, a professora Luciana Luísa Chaves Castro considerou as experiências proveitosas e desafiadoras que as estudantes tiveram no curso de graduação, que constituiu uma troca de aprendizados entre docentes e discentes. Ela se referiu aos memoriais escritos pelas alunas, que revelaram histórias de renúncias e perdas durante a formação, mas também de determinação, força, coragem e superação. Sobre o papel da docência, Luciana Castro disse que a educação colabora com a formação de vidas, e enumerou as diferentes atividades desenvolvidas pela turma no processo de aprendizagem, como aulas, seminários e viagens de estudos, sendo a formatura não um ponto de chegada mas a porta de saída para as novas profissionais. “Jamais seremos os mesmos depois de concluir a graduação”, disse a paraninfa, reforçando que a área de Turismo envolve não apenas diversão e entretenimento obtidos em viagens, mas a valorização dos locais visitados, além de características como liderança e espírito empreendedor. Segundo ela, além do conhecimento técnico, a formação recebida pelas concluintes teve um caráter humanista. As professoras Luísa Belo Cutrim e Ana Jéssica Corrêa Santos foram, respectivamente, a patronese da turma e a docente homenageada.

O diretor-geral do Campus Alcântara, Jorge Renato Santos da Silva, destacou que o IFMA constitui uma oportunidade para que a população local tenha acesso à educação de nível técnico e superior, quando antes os estudantes tinham de se deslocar a outras cidades para atingir esse objetivo. Segundo o gestor, duas colações de grau tinham ocorrido em regime remoto. “Não esqueçam de onde partiram, sejam embaixadoras desta instituição”, disse ele, reportando-se à turma de concludentes, e observando que a comunidade alcantarense deposita a confiança na qualidade da educação ofertada pelo IFMA, que abrange as dimensões do ensino, pesquisa, extensão e inovação, e contribui para o desenvolvimento do Maranhão.

Representando a alta gestão do Instituto na cerimônia, a pró-reitora de Administração, Lucimeire Amorim Castro, ressaltou que os familiares das concludentes, assim como os servidores e gestores do Campus Alcântara, têm participação na conquista das estudantes. Ela considerou que por muito tempo a cidade foi considerada pelo potencial turístico, mas essa visão passou a contemplar os aspectos estratégicos da região, onde está instalado o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), da Agência Espacial Brasileira (AEB). “Estratégia é fazer e promover educação científica e tecnológica, pagar bolsas de pesquisadores e ofertar educação pública e de qualidade”, disse a gestora, pontuando que a presença do IFMA no município segue essa visão estratégica. Para Lucimeire Castro, as tecnólogas em Gestão de Turismo são referência para muitas pessoas por terem conseguido concluir a graduação, e a carreira envolve mais que o aspecto do entretenimento com que normalmente se associa o turismo, contemplando fatores como as trocas de experiências entre as pessoas que viajam e quem encontram nos locais visitados.

Fim do conteúdo da página