Em meio a desafios, Institutos Federais chegam aos 14 anos de existência

Estudantes do Campus São José de Ribamar em aula prática
A história da criação da configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica como conhecemos atualmente completa, nesta quinta-feira (29/12), 14 anos. Os Institutos Federais se tornaram uma das mais robustas e importantes políticas de Estado de inclusão e acesso à educação pública, gratuita e de qualidade a partir de um modelo de ensino único, que atrai olhares do mundo todo, alçando as instituições a um patamar de protagonismo e vanguarda.
Concretizada pela Lei nº 11.892/2008, tais instituições são reconhecidas pelo seu modelo de ensino, reunindo educação profissional, básica e superior, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. O modelo verticalizado é um diferencial de excelência que marca as instituicões da Rede Federal.
IFMA

Em 2022 também foi comemorado os 113 anos da Rede Federal e os 50 anos do ingresso das mulheres na Escola Técnica Federal do Maranhão.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) foi criado mediante a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão e das Escolas Agrotécnicas Federais de Codó, de São Luís e de São Raimundo das Mangabeiras, pré-existentes. O IFMA é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.
Aliando modernidade e tradição, o Instituto Federal do Maranhão se orgulha de ter origem na centenária Rede Federal. Hoje, fazem parte da Rede IFMA 29 campi e quatro Centros de Referência Educacionais, em 30 cidades. São mais de três mil servidores para o atendimento de mais de 38 mil estudantes em cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação e qualificação profissional. Além dos cursos presenciais, iniciativas como a oferta de educação a distância, com a presença de 99 polos EaD, marca a atuação do IFMA.
Institutos Federais – Modelo de excelência
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cumprem o compromisso social de oferecer educação profissional a jovens e adultos trabalhadores do campo e da cidade. Além da educação profissional e tecnológica, as instituições ofertam cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação stricto e lato sensu.
Uma das características centrais das instituições é o trabalho pela formação humana abrangendo ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e empreendedorismo. A interiorização também é um traço primordial dos IFs. O modelo e toda a proposta têm uma ampla repercussão no mundo. Estima-se que mais de 30 países possuem parceria com as instituições brasileiras, abrindo oportunidades de intercâmbios e novas experiências a estudantes e servidores.
Em 2022, a Rede Federal ultrapassou a marca de 1.5 milhão de matrículas, que estão distribuídas pelos 633 campi espalhados por todo o Brasil. Dentro desse universo são desenvolvidos pelo menos 11 mil projetos de pesquisa aplicada e outros sete mil projetos de extensão, de acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha, do Ministério da Educação (MEC).
Confira o vídeo da apresentação da Rede Federal – produção Conif (ano 2019)
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