COLDIR: entregas de ações das pró-reitorias e homenagem a mulheres pioneiras no IFMA

O Colégio de Dirigentes (COLDIR) do IFMA, órgão de apoio às decisões da Reitoria composto por pró-reitores e diretores-gerais dos campi, e presidido pelo reitor, realizou em 15 de dezembro (quinta-feira) a 128ª reunião ordinária do colegiado, encerrando suas atividades de 2022. Pelo segundo ano consecutivo, ocorreu a apresentação da iniciativa “Sou Mais IFMA, um Instituto de todos(as) e para todos(as)”, com a divulgação do Plano de Ação para 2023, que contempla investimentos em infraestrutura das unidades e o lançamento de editais de fomento e fortalecimento do ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão, além de inclusão, arte, cultura e desporto. O ponto alto do encontro de dirigentes foi a homenagem aos 50 anos da primeira turma da instituição que admitiu o ingresso de mulheres, em 1972, com a entrega de certificados às ex-alunas, e ainda a outorga da medalha Professor Ronald Carvalho, honraria máxima da instituição recentemente reorganizada por meio de resolução do Conselho Superior (CONSUP).
Assista na TV IFMA à íntegra da
128ª Reunião do Colégio de Dirigentes
“Esta não é uma reunião de prestação de contas, que deixamos para o momento oportuno em 2023”, disse o reitor Carlos César Teixeira na abertura do encontro, referindo-se ao processo regular de apresentação aos órgãos de controle das contas de instituições públicas, relativas ao ano anterior. Segundo o gestor, a proposta da última reunião do COLDIR em 2022 foi apresentar uma visão de futuro para a comunidade do Instituto, contemplando tanto as atividades finalísticas quanto as atividades-meio. Ele destacou a participação do estudante Wanderson Marques Morais, do curso técnico em Agroindústria do Campus IFMA Maracanã, eleito para a vice-presidência nacional da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), gestão 2022-2024.
A seguir, os destaques nas entregas de cada pró-reitoria, com detalhamento das ações nos respectivos links.
PRENAE
O pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis, Maron Gomes, destacou que, atendendo a solicitação dos próprios estudantes, a pasta planeja para 2023 definir uma política institucional voltada para a representação discente, com a criação de uma rede integrada composta pelos grêmios estudantis em atuação nos campi do IFMA. Tendo a presença no evento do representante discente Wanderson Morais, o pró-reitor fez a entrega simbólica de um kit didático que inclui itens de uso para os estudantes, como mochila, camiseta e estojo. A PRENAE dispõe de 2.6 mil itens para distribuição entre os alunos do Instituto.
Wanderson Morais apontou as propostas para o desenvolvimento das políticas inerentes à pró-reitoria, o planejamento e os avanços conquistados como características da atual gestão. A liderança estudantil ressaltou que a presença dos estudantes em sala de aula dão sentido para a qualidade da educação oferecida pelo IFMA, no contexto em que a pesquisa científica constitui condição primordial para o desenvolvimento do Brasil.
+Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão
PRPGI
À frente da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, o professor Rogério Teles observou a necessidade de se reconhecerem e fortalecerem as políticas públicas de inclusão fomentadas no âmbito dos institutos federais de todo o país, as quais demonstram resultados positivos e contribuem para o desenvolvimento do país ao alcançar as comunidades. Ao tratar das ações de inovação, o pró-reitor argumentou que a estruturação do pólo de inovação planejado pela pasta abrangerá não apenas as demandas de novas tecnologias, mas ainda elementos de empreendedorismo e parcerias externas, a exemplo do que ocorre no âmbito do projeto estratégico Fábricas de Inovação. O gestor também destacou ações para o aprimoramento das atividades da Editora do Instituto (EdIFMA), que integra a estrutura da PRPGI, ampliando a oferta de publicações virtuais e físicas.
PROEXT
Ao tratar das atividades da pasta, o pró-reitor de Extensão, Carlos Alexandre Araújo, fez referência ao processo de internacionalização, com destaque para os acordos de cooperação formalizados entre o IFMA e institutos politécnicos portugueses para o reconhecimento da dupla diplomação de estudantes participantes de programas de mobilidade acadêmica. Nesse sentido, o titular da PROEXT ressaltou ainda que esse processo vem se estendendo no contexto do Instituto, beneficiando tanto os campi da Ilha de São Luís quanto as unidades de educação distribuídas na porção continental do território maranhense.
Além de apresentar ao colegiado as ações pertinentes à pasta, o pró-reitor formalizou ao lado do reitor Carlos César Teixeira convênios de parcerias com a Academia Maranhense de Ciências (AMC) e com a superintendência estadual da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), voltados para a transferência de conhecimentos produzidos nas instituições, dentre outras ações.
PROPLADI
A implementação do teletrabalho, que vem sendo tema de discussão e planejamento em instituições de todo o país, foi a pauta com que a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clarisse Medeiros, iniciou a apresentação da pasta. Segundo ela, no âmbito do IFMA o documento proposto pelo Comitê do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) já foi submetido à apreciação das instâncias colegiadas – além do COLDIR, o Conselho Superior (CONSUP), e atualmente se encontra em etapa de consulta pública para a contribuição tanto dos quadros institucionais quanto da comunidade externa.
Durante a exposição da PROPLADI, o reitor assinou o primeiro diploma de graduação digital emitido pelo Instituto, reforçando que o documento digital busca evitar fraudes detectadas na emissão de documentos físicos.
+Qualificação e Capacitação dos Servidores
+Combate à Violência de Gênero
+Desenvolvimento Institucional
PROAD
Lucimeire Amorim, pró-reitora de Administração, apresentou os contratos de licitação para a realização de diversos serviços previstos na matriz orçamentária do Instituto, com ênfase para a colaboração de instâncias de controle institucional, quais seja a Procuradoria Jurídica (PROJUR) e a Auditoria Interna (AUDINT). Outro tema destacado pela gestora foi a reavaliação dos imóveis do IFMA, atendendo a exigência do Tribunal de Contas da União (TCU). A pró-reitora entregou certificados aos dirigentes dos campi beneficiados pelas ações da PROAD, atestando as obras e serviços a serem entregues na esfera do Sou Mais IFMA.
Homenagens
Após a apresentação das entregas por cada pró-reitoria, a reunião do COLDIR promoveu a homenagem às alunas egressas que integraram a primeira turma do Instituto com a presença feminina. À época, a instituição se denominava Escola Técnica Federal do Maranhão, e estava instalada no espaço hoje ocupado pelo Campus Monte Castelo (São Luís). O reitor Carlos César Teixeira lembrou que, em 2021, quando da última reunião do órgão colegiado, as homenagens se destinaram ao conjunto de servidores do IFMA vitimados pela pandemia da Covid-19.
Medalha Ronald Carvalho
Criada pela Resolução CONSUP N° 165/2022 como mais alta outorga do IFMA, a premiação se destina a homenagear
pessoas físicas ou jurídicas, de natureza pública ou privada, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, de qualquer natureza, em prol da educação profissional e tecnológica no Maranhão. As homenageadas foram (na imagem abaixo, da esquerda para a direita) as servidoras aposentadas Maria do Perpetuo Socorro Azevedo Carneiro (técnica em assuntos educacionais), Izaura Silva (pedagoga), e as professoras Regina Lucia Muniz Ribeiro e Valéria Maria Carvalho Martins.
Redes Sociais