Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Seletivo PROEJA: confira os candidatos que passarão por heteroidentificação
Início do conteúdo da página Notícias

Seletivo PROEJA: confira os candidatos que passarão por heteroidentificação

Os candidatos com nome na lista precisa apenas aguardar o parecer da comissão de validação do campus.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 18/01/2023 10h47
  • última modificação 18/01/2023 10h48
Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou, nessa terça-feira (17), a lista de candidatos que passarão pelo processo de heteroidentificação do Processo Seletivo 2023 aos cursos técnicos de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Clique aqui para acessar a lista


Essa é a fase em que as comissões formadas nos campi validam a autodeclaração de candidatos pretos e pardos, a fim de prevenir fraudes nas cotas raciais. Esse procedimento é realizado por meio de análise das fotos enviadas pelos candidatos no ato da inscrição.

Foram selecionados para esta etapa os candidatos classificados dentro das vagas reservadas para pretos e pardos e dos excedentes em até duas vezes o número de vagas reservadas. Os candidatos inscritos nas cotas raciais que foram classificados dentro do limite das vagas da ampla concorrência ficaram isentos de heteroidentificação.

No dia 23 de janeiro, será divulgado o resultado preliminar do processo de heteroidentificação. Os candidatos que tiverem parecer desfavorável poderão interpor recursos de 24 a 25 de janeiro, e o resultado final será divulgado no dia 1º de fevereiro.

Sobre o seletivo

Estão sendo ofertadas 750 vagas nos cursos técnicos de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A oportunidade é para pessoas com 18 anos de idade ou mais que desejam concluir o Ensino Médio e ao mesmo tempo obter uma formação técnica.

Há cursos disponíveis em 16 campi: Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, Timon e Zé Doca.

As aulas serão presenciais, com início no primeiro semestre de 2023. O quadro completo de vagas pode ser consultado no Anexo II do edital. Aseleção ocorre por meio de análise de questionário socioeconômico.

Fim do conteúdo da página