IFMA adquire kits de laboratórios completos de Robótica

Na foto, da esq. p/direita: pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA, Maron Stanley Gomes; a Diretora de Pesquisa do IFMA, Georgiana Marques; o coordenador institucional do Programa de Robótica, professor Plácido Segundo; e o pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral
Com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) adquiriu 32 kits de laboratórios completos de Robótica. Eles são ferramentas que serão utilizadas nos campi do IFMA dentro das ações que envolvem o Programa Institucional de Robótica, Programação e Tecnologia Aplicada.
Cada kit é composto por 9 unidades diferentes, que servem a vários tipos de montagem e abrangem desde mecânica simples, energias renováveis, eletropneumática, dentre outros (veja o quadro no final do texto). Por exemplo, o kit de Energia Renovável possui 390 peças e há a possibilidade de se montar 19 modelos distintos de projetos.
“A ideia é que cada laboratório seja utilizado para trabalhos em grupo e comporte uma turma de 40 alunos. Por isso, é interessante que cada campus disponha de uma sala especialmente dedicada ao laboratório de robótica”, detalha o coordenador institucional do programa, professor Plácido das Chagas Soares Segundo.
O Programa Institucional de Robótica, Programação e Tecnologia Aplicada é uma ação que envolve as Pró-reitorias de Ensino e Assuntos Estudantis; Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; e de Extensão. Juntas, as pró-reitorias estão prestes a lançar o edital voltado para a aquisição dos kits. Cada campus vai receber dois kits desses para o seu laboratório de robótica.
“Agora, os campi precisam compor seus Núcleos Locais de Robótica e Programação. Esse é o primeiro passo para que possam submeter propostas a esse edital que será em breve lançado”, observa o professor Plácido Segundo.
Com o Programa Institucional de Robótica, Programação e Tecnologia Aplicada espera-se garantir a inserção do IFMA dentro do cenário da robótica. E a instituição já começou a colher frutos. Uma equipe do Campus Coelho Neto foi classificada em segundo lugar para o FIRA, competição da Federação Internacional de Robótica, que acontece este ano na Alemanha, de 17 a 23 de julho.
“A nossa meta é que a instituição tenha maior participação nas competições nacionais e internacionais, como a Olimpíada Brasileira de Robótica, o FIRA etapa nacional, para que consigamos classificar mais equipes para o mundial”, conclui o coordenador institucional do programa.
Conheça um pouco mais os kits que compõem o laboratório completo de Robótica
KIT DE MECÂNICA E ESTÁTICA
Kit de peças para a construção de modelos que permitem exploração de questões elementares das áreas de engenharia mecânica e estrutural, entre as quais deverão possibilitar: construir diferentes tipos de estruturas que possibilitem os usos de treliças, escoras, reforços e triângulos estáticos para torná-las estáveis; utilizar diferentes tipos de engrenagens e compreender a relação de transmissão entre elas; e explorar conceitos como grandeza vetorial e escalar, força, diferença entre massa e peso, ação e reação, atrito, inércia, tração, equilíbrio, torque, pressão, velocidade escalar e angular.
KIT DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Kit de peças para a construção de modelos que permitem explorar a produção, armazenamento e utilização da energia a partir de recursos naturais água, vento e sol. Ainda, deverá incluir uma célula de combustível para a produção de hidrogênio. O kit deverá possibilitar: conhecer o funcionamento das antigas e das mais atuais máquinas geradoras de energia; construir modelos que possibilitem explorar a geração de energia hídrica, solar e eólica; despertar para o uso consciente das várias fontes de energia renováveis; entender como funciona uma célula de combustível e como ela pode ser usada para produzir hidrogênio; e refletir sobre a importância da redução do consumo de energia e melhoria na eficiência por meio do progresso tecnológico.
KIT PARA EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS À DINÂMICA
Kit de peças para a construção de modelos que permitem a exploração de conceitos da Física relativos à dinâmica – aceleração, inércia, força centrífuga, lei da conservação de energia, princípio do momento linear e leis do movimento. Deverá incluir material didático que explique estes conceitos que serão demonstrados por meio da experimentação de modelos sugeridos no material, como: construir modelos de teste didático para experimentar os efeitos dos fenômenos relacionados à física como velocidade, inércia, equilíbrio de forças, conservação de energia, momento linear e leis do movimento; e exemplificar, por meio de situações do cotidiano, os diferentes conceitos de dinâmicas explorados nas montagens sugeridas no material didático incluso no kit.
KIT PARA INVESTIGAÇÃO DE FENÔMENOS ÓPTICOS
Kit de peças para a construção de modelos para investigar fenômenos ópticos e realizar experiências com luz. Deverá permitir a abordagem de, no mínimo, os seguintes conteúdos: pesquisar sobre os fenômenos ópticos e experimentos com luz; entender os principais pontos de refração, reflexão, luz e sombras, fibra ótica e ilusões de ótica; e compreender como as lentes funcionam com diferentes distâncias focais, LEDs, espelhos, fibra ótica, barreiras de luz e LED; e montar de diferentes tipos de instrumentos óticos e entender como eles funcionam.
KIT DE INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA
Kit de peças para a construção de circuitos elétricos e de modelos eletromecânicos e com automação, possibilitando a aprendizagem de conceitos básicos de eletrônica, tais como: explorar conceitos básicos de eletrônica; introduzir a eletrônica analógica, a eletrônica digital e a lógica da eletrônica digital; utilizar diferentes tipos de dispositivos eletrônicos, como capacitores, resistores e transistores; montar diferentes circuitos elétricos; e entender princípios elementares de automação.
KIT PARA CONSTRUÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS MÓVEIS
Kit de peças para a construção de modelos do tipo robô móvel. Deverá incluir uma câmera que faz reconhecimento de cor, de traçado de linha e de movimento, além de uma unidade de controle e software para programação. Deverá incluir bateria recarregável com o respectivo carregador e/ou fonte externa DC. Deverá possibilitar: a utilização de diferentes tipos de atuadores e sensores; a montagem de robôs estacionários e móveis; o desenvolvimento de lógica de programação; a realização da interação entre hardware e software; o desenvolvimento de modelos que possibilitam a participação em competições de robótica; a construção de modelos funcionais para a simulação de solução de situações-problemas; e a aprendizagem de conceitos relacionados à tecnologia com ênfase em robótica e programação.
KIT DE ROBÔS DE AUTOMAÇÃO
Kit de peças para a construção de modelos funcionais de robôs de automação industrial. Deverá possibilitar: conhecer os princípios da automação industrial, construindo protótipos totalmente funcionais que simulam processos produtivos comuns nas indústrias; montar modelos de robôs da indústria com base nas orientações sugeridas no material didático e alterá-los, conforme situações-problemas apresentadas; e entender como controlar e programar diversos robôs industriais.
KIT DE ELETROPNEUMÁTICA
Kit de peças para a construção de modelos que permitem: explorar os princípios da pneumática; entender o funcionamento do cilindro, do compressor, da válvula magnética, circuito elétrico, sensores e atuadores; construir modelos totalmente funcionais que utilizem a eletropneumática; programar a unidade de controle para que modelos que exploraram a eletropneumática tenham funcionamento autônomo; e modificar os modelos sugeridos no material didático para que funcionem de forma diferenciada do inicialmente proposto.
KIT PARA COLETA DE DADOS E EXPLORAÇÃO DO CONCEITO DE “INTERNET DAS COISAS”
Kit de peças para a construção de modelos que permitem: desenvolver modelos que possibilitem a medição da temperatura do ar, umidade, pressão do ar, qualidade do ar, volume e brilho; coletar os dados dos sensores para posterior plotagem em gráficos; possibilitar que os modelos com câmera possam ser conectados a uma rede Wi-Fi e ser controlada à distância; conectar a unidade de controle a um servidor em nuvem para salvar os dados obtidos dos sensores, para que possam ser recuperados a qualquer momento e de qualquer lugar; e explorar o conceito de “internet das coisas”.
Redes Sociais