IFMA publica cronograma do Plano Institucional de Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio

Clique abaixo e acesse:
Plano Institucional
Cronograma
Nele há a previsão para: capacitar os servidores sobre a temática; tornar o ambiente escolar propício para a promoção da saúde mental dos alunos; proporcionar, através de ações realizadas pela equipe multidisciplinar, o fortalecimento dos vínculos nos relacionamentos entre os discentes e entre os discentes e servidores; e realizar ações que favoreçam o fortalecimento dos vínculos e melhore a qualidade dos relacionamentos entre os discentes e suas famílias.
O Plano Institucional de Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio iniciou-se no ano de 2018 e suas ações devem ser replicadas a cada ano. Entendendo a problemática da saúde mental como algo complexo e cientes da necessidade de tornar estas ações parte da cultura escolar, é importante que estas atividades sejam marcadas como permanentes no calendário acadêmico.
Sugere-se às comissões locais que as atividades sejam dinâmicas e que utilizem a criatividade para não se aplicar apenas uma estratégia, por exemplo, palestras. Sabe-se que a variabilidade de estímulos e a proposta de atividades novas e diferenciadas tornam as ações mais atrativas ao público, em especial aos jovens.
O Plano Institucional será aplicado seguindo anualmente as etapas abaixo:
1) Indicação do servidor responsável pelo Plano em cada Campus;
Cada campus deverá indicar um servidor para ser responsável pela implantação do Plano Institucional local. Este profissional será o contato da Diretoria de Assistência Estudantil nos assuntos relacionados ao Plano e presidente da Comissão que será instituída pelos campi para articular as ações que serão realizadas. Sugere-se que esta escolha seja discutida com os diretores de ensino e coordenadores das Coordenadorias de Assistência Estudantil, visando indicar um profissional que tenha afinidade com a temática, disponibilidade e interesse.
Caso haja mudança no servidor responsável pela comissão local, a Diretoria de Assuntos Estudantis deverá ser comunicada.
2) Apresentação do Plano aos servidores;
O responsável local deverá apresentar, anualmente, o Plano aos servidores dos Campi com o objetivo de publicizar os resultados do ano anterior, sensibilizá-los quanto à importância deste trabalho e indicar os servidores para compor a comissão que planejará e executará as atividades durante o ano.
3) Instituição da comissão local;
Após apresentar o Plano para os servidores, o Campus indicará a equipe que irá compor a Comissão responsável pela construção e aplicação do projeto. Reforça-se a importância que os servidores tenham afinidade com a temática, interesse e disponibilidade. Sugere-se ainda que sejam incluídos os seguintes profissionais nas equipes: psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, nutricionistas, professores de educação física e professores de artes.
A inclusão dos profissionais sugeridos não exclui a participação de outros servidores interessados em compor a equipe. As portarias das Comissões devem ser enviadas para o e-mail [email protected]
4) Elaboração do Plano de Atividades;
A Comissão local deverá planejar as atividades que realizará visando alcançar os objetivos do Plano Institucional (Itens 2.1 e 2.2). Este planejamento deve ser inserido em formulário específico, conforme Anexo 1, e encaminhado para a Diretoria de Assuntos Estudantis. O planejamento deve conter os temas das atividades, datas previstas para realização, objetivos da atividade, metodologia, recursos e materiais, profissionais envolvidos e público-alvo.
5) Realização das atividades previstas no Plano;
A Comissão de cada Campus será responsável por planejar e realizar as atividades, estando sempre atenta ao nível de engajamento e aceitação das ações pelos discentes. Caso necessário, as ações previstas poderão ser modificadas ou adaptadas. As mudanças que se fizerem necessárias poderão ser descritas nos registros das atividades realizados através do SUAP.
Trabalhar com ações para promoção da saúde mental e prevenção do suicídio proporciona a possibilidade de ações com temas diversos. Veja abaixo algumas temáticas que podem ser contempladas
Visando alinhar e integrar as ações dos Campi, as seguintes datas deverão ser contempladas no planejamento:
- 25 de junho – Dia Mundial de Combate às Drogas
- Setembro Amarelo – Realizadas ações em alusão à prevenção do suicídio
- 10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental
6) Realização das atividades previstas no Plano.
As atividades deverão ser registradas no SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), conforme Anexo 2, incluindo as seguintes informações: nome da atividade; tema; objetivo; metodologia; resultados alcançados; e número de participantes.
Será necessário ainda anexar registros fotográficos das atividades e fichas de frequências.
7) Participação dos membros das comissões nas capacitações realizadas pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE)
No decorrer do ano de 2023, a Diretoria de Assuntos Estudantis realizará capacitações ministradas por profissionais especialistas nas áreas de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio. Estas atividades poderão ser presenciais ou on-line. No caso de capacitações presenciais, o custeio das diárias dos servidores é de responsabilidade do Campus
CRONOGRAMA
Confira abaixo o cronograma com prazo para realização de cada etapa de implementação do Plano divulgado pela Diretoria de Assuntos Estudantis.
O recurso para o desenvolvimento das ações que compõem o Plano de Atividades locais é de responsabilidade dos campi.
Redes Sociais