Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA Campus Centro Histórico inicia as celebrações dos 15 anos de história
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA Campus Centro Histórico inicia as celebrações dos 15 anos de história

O Campus programa várias atividades comemorativas ao longo do ano
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 31/01/2023 17h30
  • última modificação 31/01/2023 17h30

Imprimir

O IFMA Campus São Luís Centro Histórico iniciou, na segunda-feira (30), programação de celebração de seus 15 anos de fundação que se estenderá por todo o ano de 2023.

O evento foi marcado por performances, homenagens, discursos, exposição artística e cultural e por uma imersão, por meio do metaverso, na futura sede no campus no Itaqui Bacanga.

O momento cultural contou com a apresentação do Projeto de Extensão Conexão História, voltado à educação patrimonial e valorização da cultura local, com a participação de talentos da comunidade escolar. Catarina Mina, Benedito Leite, Maria Firmina dos Reis, Gonçalves Dias e o seu primeiro amor Ana Amélia passearam pelos cantos e recantos do campus.

Paralelo ao histórico, os presentes puderam vivenciar o futuro do campus na nova sede que está em construção na região do Itaqui Bacanga, por meio do projeto do professor do campus, Regis Costa de Oliveira, doutor em Artes pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal. Ele está desenvolvendo ações no campo do metaverso que, em sua avaliação, terão impactos no ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Para acessar o ambiente inicial do metaverso do campus, acesse aqui.

O reitor do IFMA, Carlos César Teixeira Ferreira, afirmou ser importante  promover o reconhecimento a todos que contribuíram ao longo da história do campus. “Tenho muito orgulho de estar presente nesse momento de celebração”, pontuou. “ Quero cumprimentar a geração dos primeiros diretores deste campus que carrega a missão de preservar o acervo histórico do IFMA”, assinalou. “A minha fala é de esperança e de felicidade pela história do campus e o meu convite é para que possamos nos unir nesse projeto do IFMA”, concluiu.

De acordo com a diretora geral, Luciene Amorim, o campus é integrado, desde o início, por servidores criativos e aguerridos. “Buscamos parcerias que ampliaram o campus, somos repletos de egressos vitoriosos, fundamos a primeira cooperativa-escola da rede federal, conquistamos diversos prêmios e somos referência em artes visuais para os demais campi”, afirmou. “Hoje é um rito de passagem”, prosseguiu.

A solenidade prosseguiu com apresentação do selo comemorativo dos 15 anos do campus, exibição de vídeo comemorativo, entrega de placas de homenagem e o corte simbólico do bolo de aniversário.

Foram homenageados: o senhor Alcides Ferreira (representando a comunidade), Robson Robert Serra Cutrim (terceirizados), Jêmina de Cássia Mendes (atuais estudantes dos cursos superiores), Isabelle Cristina Pinto Castro (atuais estudantes dos cursos técnicos), Fernanda Evangelista (egressos do ensino superior), Kamyla Costa Pereira Mendes (egressos do ensino médio/técnico), Francisca Rosemary Ferreira de Carvalho (segmento técnico-administrativo), Rebeca Reis Carvalho (segmento docente), o professor José Ferreira Costa (reitor pró-tempore do IFMA no período de formação do campus), a atual diretora-geral do campus Luciene Amorim e os ex-diretores Denise Bogéa Soares, Carlos Alexandre Amaral Araújo e Paulo Batalha Gonçalves.

Histórico

O Campus Centro Histórico nasceu como parte da fase I do plano de expansão da rede federal, iniciando seu funcionamento no primeiro semestre de 2008, ainda como Unidade de Ensino Descentralizada/UNED São Luís, no espaço físico do Campus São Luís Monte Castelo.

Em 2009, ganhando uma sede provisória, mudou-se para o coração da capital maranhense – o Centro Histórico – onde permanece até hoje, abrigado em casarão da Rua Afonso Pena.

Ladeado por casarões da segunda metade dos séculos XVIII e XIX, o campus foi se enraizando e ganhando força dentro e fora da rede federal, fazendo uso simbólico dessa singularidade, firmando uma identidade sensível à arte, à cultura e ao turismo, sem esquecer seus vínculos históricos na área industrial.

São 15 anos de uma instituição comprometida em atuar no ensino, pesquisa e extensão no âmbito da educação superior, básica e profissional, nos cursos ofertados eixos ambiente e saúde; controle e processos industriais; produção cultural e design; turismo, hospitalidade e lazer.

Conta, hoje, com unidade na região do Itaqui-Bacanga, onde está sendo construída a nova sede do campus.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página