Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA e Marinha assinam acordo para capacitar pescadores no Maranhão
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA e Marinha assinam acordo para capacitar pescadores no Maranhão

A expectativa é certificar 570 pescadores ao longo dos 5 anos de vigência do acordo de cooperação.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 02/02/2023 12h04
  • última modificação 02/02/2023 12h05
Imprimir
Autoridades posam para foto no palco do Auditório da Reitoria. Ao centro, o reitor Carlos Cesar e o vice-almirante Salgueirinho seguram uma cópia do acordo assinado.

O acordo de cooperação técnica foi assinado em evento na Reitoria do IFMA.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai oferecer capacitação gratuita a pescadores artesanais maranhenses graças a um acordo de cooperação técnica assinado com a Marinha do Brasil. Os concluintes do curso receberão a carteira profissional de aquaviários do terceiro grupo. A assinatura ocorreu na manhã dessa quarta-feira (1º), em evento realizado no Auditório Jornalista Maycon Rangel, localizado na Reitoria.

O acordo terá vigência de 5 anos, e as primeiras cinco turmas serão abertas ainda em 2023. A formação dos aquaviários terá duração de 112 horas-aula. Inicialmente, a previsão é que sejam beneficiados 570 pescadores até 2027. A capacitação vai utilizar a expertise do IFMA Campus São Luís – Maracanã, que além de ter curso técnico em Aquicultura também já oferta cursos de extensão para pescadores e marisqueiras do município de Raposa/MA.

O acordo de cooperação técnica nº 02/2022 foi assinado pelo reitor do IFMA, professor Carlos Cesar Ferreira; e pelo diretor e Portos e Costas da Marinha, o vice-almirante Sérgio Renato Salgueirinho. Na ocasião, o reitor destacou que se trata de um projeto piloto, com a possibilidade de ampliar o quantitativo de vagas.

O reitor Carlos Cesar conversa com autoridades representantes da Marinha do Brasil. Ao fundo, o painel com a linha do tempo de datas marcantes da história do IFMA.

O IFMA auxiliar a Marinha nos esforços para capacitação de aquaviários.

O professor Carlos Cesar falou ainda da importância da cooperação entre diferentes instituições em prol do desenvolvimento do estado. “Nós precisamos estender o conhecimento que produzimos a quem realmente precisa. A academia ainda é muito fechada para a sociedade, e o nosso desafio maior é o de abrir as portas da instituição e fazer a diferença com pesquisa aplicada”, pontuou.

O vice-almirante Salgueirinho lembrou que já existem parcerias semelhantes celebradas com os institutos federais do Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, do Pará, do Ceará, da Paraíba e do Espírito Santo. “O propósito desses acordos de cooperação é o de complementar a capacidade de formação de aquaviários”, explicou. Segundo ele, a ação visa contribuir para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e da prevenção à poluição ambiental a partir de embarcações.

O evento contou com a presença de professores que já desenvolvem pesquisa e extensão com pescadores de Raposa/MA. “Esse acordo representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no nosso campus, especialmente no curso de Aquicultura”, disse Cledes Carneiro, diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Maracanã. Ela também pontuou que muitos desses pescadores já possuem saberes tradicionais que serão fortalecidos pela formação mais sistematizada.

A mesa diretiva também contou com a presença do presidente da Agência Espacial Brasileira, o coronel Carlos Augusto de Moura; do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago; do comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Antônio Capistrano Filho; do capitão dos Portos do Maranhão, o capitão de mar e guerra Alexandre Januário; e do pró-reitor de Extensão do IFMA, professor Carlos Alexandre Amaral.

Fim do conteúdo da página