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Competências da Diretoria de Assistência ao Educando

publicado 15/01/2016 14h51 | última modificação 21/01/2016 17h05

Compete à Diretoria de Assistência ao Educando do IFMA:

I. Normatizar, gerir e acompanhar os programas e projetos no âmbito da assistência ao educando do IFMA;

II. Implantar em conjunto com os Campus a Política de Assistência Estudantil do IFMA;

III. Estimular a organização de entidades estudantis e sua participação na formulação de projetos e ações de assistência ao educando;

IV. Colaborar no processo das eleições no meio estudantil, para a escolha dos representantes junto aos Grêmios, Centros Acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes e Órgãos Colegiados do IFMA;

V. Apoiar a divulgação das normas do Regulamento Disciplinar do Corpo Discente do IFMA e zelar pelo seu cumprimento;

VI. Implantar um sistema de dados para gestão dos programas de assistência ao educando;

VII. Apoiar as iniciativas de atividades desportivas para desenvolvimento biopsicossocial e integração entre os estudantes.

VIII. Acompanhar o planejamento orçamentário e a execução financeira dos programas e projetos de assistência ao educando junto aos Campus e a Pró- Reitoria de Planejamento e Administração;

IX. Analisar as propostas de contratos, convênios, ajustes e outros instrumentos desta natureza, relacionados à assistência ao educando;

X. Elaborar com a Pró-Reitoria de Ensino ações de monitoramento, prevenção e combate à evasão dos estudantes;

XI. Supervisionar a caracterização socioeconômica, cultural e educacional dos estudantes do IFMA, com a finalidade de subsidiar o estabelecimento de prioridades;

XII. Apoiar os estudantes na realização de eventos acadêmicos;

XIII. Organizar banco de dados dos programas de auxílios ao educando;

XIV. Promover encontros e reuniões para capacitação, planejamento e avaliação das ações de assistência ao educando;

XV. Atuar junto às Diretorias Gerais de Ensino e aos Departamentos, Coordenadorias ou Núcleos de Assistência ao Educando dos Campus do IFMA;

XVI. Garantir o acesso permanente da comunidade escolar às ações de assistência ao educando por meio de plataforma no sítio do IFMA;

XVII. Acompanhar o acesso de estudantes com deficiências ou altas habilidades/superdotação aos programas da assistência ao educando;

XVIII. Elaborar relatórios gerenciais;

XIX. Prestar informações institucionais aos estudantes por meio da elaboração e distribuição de manuais de orientações.

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