Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Aluno > Assistência ao Educando > Programas Específicos de Assistência
Início do conteúdo da página

Programas Específicos de Assistência

publicado 15/01/2016 16h55 | última modificação 05/02/2016 13h57

Os programas específicos de Assistência ao Educando do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) são destinados a estudantes sujeitos a condições especiais e dividem-se em dois tipos: de Assistência Primária e Secundária.


  • Programas Específicos de Assistência Primária

Visam o atendimento ao estudante em situação de vulnerabilidade social, considerando prioritariamente a condição socioeconômica dos discentes, que será avaliada por profissional de Serviço Social.

Programa de Auxílio Alimentação

Tem como objetivo oportunizar aos estudantes o atendimento às necessidades básicas de alimentação, que pode ser ofertada pelos restaurantes institucionais ou por meio da concessão de auxílio financeiro.

Programa de Auxílio Moradia

Visa garantir ao estudante que não possui moradia, a oferta de vagas em alojamento do Campus ou subsídio de aluguel em imóvel situado no município sede do Campus.

Programa de Bolsa de Estudos

Tem por finalidade assegurar a permanência dos estudantes em condições de vulnerabilidade social. Esse objetivo é alcançado por meio da concessão de uma bolsa mensal em valor pecuniário para custear despesas decorrentes de seu processo socioeducacional.

Programa de Auxílio Transporte

Tem por finalidade assegurar aos estudantes auxílio financeiro para custeio de deslocamento de sua moradia para sede do Campus e vice-versa, a fim de desenvolver suas atividades acadêmicas.

Programa de Auxílio Sociopedagógico

Tem por objetivo a concessão de auxílio para a aquisição de fardamento ou material didático.


  • Programas Específicos de Assistência Secundária

Contribuem para a formação acadêmica, considerando prioritariamente o conhecimento científico. Os estudantes participantes destes programas devem ser aprovados em processo seletivo, por meio de edital.

Programa de Iniciação Científica

Permite aos estudantes de cursos técnicos e de graduação um contato direto com as atividades científicas de pesquisa e de inovação. As ações de implementação são de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação em conjunto com os Campus. Clique aqui para saber mais.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão

Tem o objetivo de contribuir para a formação acadêmica, profissional e cidadã, fruto das experiências dos estudantes, realizadas junto à comunidade interna e externa do IFMA, viabilizando a participação efetiva em projetos de extensão.

Programa de Monitoria

Desenvolvido como estratégia institucional para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, por meio de experiências pedagógicas e cooperação mútua entre estudantes e professores, com a finalidade de fortalecer a articulação entre teoria e prática.

Programa de Aprimoramento Discente

Tem como objetivo oportunizar o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no curso, contribuindo para otimização do processo ensino-aprendizagem.

Fim do conteúdo da página