Página Inicial > Candidatos a Reitor do IFMA

Candidatos a Reitor do IFMA

publicado 01/08/2020 23h02 | última modificação 01/08/2020 23h02

Adroaldo Almeida

Sou professor de História do IFMA, Campus São Luís-Maracanã. Possuo graduação em História pela UFMA (2000), mestrado em Ciências Sociais pela UFMA (2005) e doutorado em História do Brasil pela UFF (2016). Tem experiência intelectual em História Social, com ênfase no campo das religiões. Como pesquisador, tenho publicado artigos em livros e revistas nacionais, além de livros autorais e em co-autoria, entre os quais, “Museu Casa Histórica de Alcântara”, e “Da terra ao céu: a trajetória de um maranhense que virou anjo”. Fui fundador do IFMA/Santa Inês, em 2008, e coordenei os cursos superiores entre 2010 e 2012. Minha trajetória acadêmica é indissociável de minha militância política na defesa da Democracia e da República. Estive envolvido nos principais processos de luta no país, desde a Redemocratização. Quero ser Reitor do IFMA, pois acredito na Democracia como valor inviolável, e na participação de todos/as na gestão democrática da instituição.  (texto do candidato).

Acesse as redes do candidato:  Instagram| Facebook | Youtube

Acesse o currículo lattes do candidato:

Carlos Cesar

Carlos Cesar Teixeira Ferreira (46 anos) é professor titular da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) lotado no Campus São Luís-Monte Castelo. Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-2013), mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2004), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET/MA-2000), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA-1998) e graduação em Licenciatura Plena em Eletricidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET/MA-1997). Também pertence ao Banco de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Atualmente ocupa a função de Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA, tendo também já exercido as funções de Pró-Reitor de Planejamento e Administração e de Diretor-geral Pro-Tempore do Campus Caxias. (texto do candidato).

Acesse as redes do candidato: Instagram | Facebook |Youtube |Site

Acesse o currículo lattes do candidato: http://lattes.cnpq.br/9289693349369495

Paulo Doval

Possui graduação em Engenharia Mecânica e de Armamento pelo ITA/IME, especialização e mestrado na área espacial pela Ecole Nationale Supérieure de l’Aéronautique et de l´Espace – França, doutor em engenharia mecânica, área concentração mecânica do sólidos e projetos mecânicos, pela Universidade Estadual de Campinas. É membro fundador da Academia Maranhense de Ciências. Atuou como pesquisador no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – São José dos Campos – SP, Coordenador de Preparação e Lançamento de Foguetes – Centro Espacial de Alcântara – Alcântara – MA. No CEFET-MA, atuou como Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, Coordenador dos Cursos de Licenciatura objeto do convênio CEFET-MA/SENAI, Chefe do Departamento de Ensino Superior – DESu, Diretor de Ensino DEN, foi Pró-Reitor de Ensino da Universidade Virtual do Estado do Maranhão, Presidente e Membro da Comissão Central da CPPD do IFMA, Presidente da Comissão de Avaliação de Professor Associado do IFMA. (texto do candidato).

Acesse as redes do candidato: Instagram | Facebook | Youtube |Site

Acesse o currículo lattes do candidato: http://lattes.cnpq.br/9007320533980751

Professor Hélson Falcão

O professor Hélson Falcão tem 34 anos é Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2016). Possui mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2011) e graduação em Bacharelado em Química pela mesma instituição. Ingressou no Instituto Federal do Maranhão em 2010, a princípio foi lotado em Buriticupu, já esteve lotado em Caxias e atualmente está lotado em Araioses. Atua em ensino, pesquisa e extensão, além de ser apaixonado por esportes e cultura. Já participou de vários projetos institucionais e inter-institucionais no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. O professor Hélson é um defensor do ensino de qualidade, da pesquisa em cooperação e de uma extensão voltada para os arranjos locais e acredita que a instituição precisa ter um olhar mais crítico e implementar políticas de sustentabilidade, tecnologia e assistência estudantil a fim de construir um espaço melhor para a comunidade. (texto do candidato).

Acesse o plano de gestão do candidato

Acesse as redes do candidato: Instagram

Acesse o currículo lattes do candidato: http://lattes.cnpq.br/7921708445411445