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Página Inicial > Carta de Serviços ao Cidadão > 10. Ouvidoria Institucional
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10. Ouvidoria Institucional

publicado 11/11/2015 17h39 | última modificação 12/11/2015 16h51

A Ouvidoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão é um órgão de assessoramento da Reitoria que atua na intermediação entre esta instituição e a comunidade.

Os serviços da Ouvidoria são prestados em consonância com os princípios legais Constitucionais, dando ênfase à probidade, isonomia, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O principal papel da Ouvidoria, de acordo com as diretrizes da Controladoria Geral da União, é o de receber manifestações dos cidadãos, interpretá-las e buscar soluções para o caso, visando ao aprimoramento da qualidade dos serviços prestados, além de informar adequadamente a direção da organização sobre os indicativos de satisfação dos usuários. Portanto, canais como o “Fale Conosco”, que tira dúvidas, assim como pedidos de informações rotineiras, não seriam desempenhados pela Ouvidoria e sim gerenciados por esta. Porém, estando esta instituição ainda em processo de implantação de um sistema de atendimento ao cidadão, estes serviços são desenvolvidos e gerenciados pela Ouvidoria.

Cabe ressaltar que os serviços desempenhados por esta instituição de ensino técnico e tecnológico perpassam pela finalidade da promoção social e do desenvolvimento humano que começa com o redesenho organizacional, mudança de comportamento e compromisso profissional.

A Ouvidoria, para realizar seu papel, depende da parceria de todas as unidades e principalmente de pessoas comprometidas com a educação de qualidade, que por meio do ensino, pesquisa e extensão fazem a diferença e compõem esta instituição.

 

Ouvidor Institucional Interino

Ailton Wolff Santos

 


10.1  Propostas de Valor
1) Receber e encaminhar às instâncias competentes: elogio; sugestão; reclamação; denúncia.

2) Informação aos solicitantes quanto ao encaminhamento adotado em relação à sua solicitação;

3) Acompanhar as providências adotadas até a obtenção da solução do serviço público;

4) Sugerir a adoção de medidas visando ao aperfeiçoamento na prestação do serviço público;

5) Relatórios estatísticos com os tipos de manifestações mais frequentes, por local e períodos de tempo e avaliação quantitativa dos resultados. Monitoramento contínuo das manifestações por tempo e local de ocorrência;


10.2  Público Alvo

Discentes do IFMA.

Estando disponível para todos os cidadãos, independente de vínculos institucionais.


10.3   Canais de Comunicação

A Ouvidoria Institucional atende por meio de:

1)      Telefone fixo Institucional: +55 (98) 3215-1801;

2)      Sistema de Informação: ouvidoria.ifma.edu.br ;

3)      Correspondências para o endereço: Avenida Marechal Castelo Branco, nº 789 – São Francisco, CEP 65.076 091, São Luís/MA (Segundo piso, sala 32) ;

4)      De forma presencial;

5)      Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC): http://www.acessoainformacao.gov.br/


10.4   Atendimento ao Cidadão

O atendimento é individual. Dependendo da situação, poderá ser coletivo, em forma de reunião ou de fórum, segundo a necessidade e/ou número de envolvidos na demanda.

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