Página Inicial > Carta de Serviços ao Cidadão > 6. Educação a Distância

6. Educação a Distância

publicado 11/11/2015 17h19 | última modificação 11/11/2015 17h19

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino realizada de forma não presencial, síncrona (simultaneamente) ou assíncrona (a qualquer tempo), utilizando-se de metodologia própria, com o emprego de meios de comunicação que proporcionem interatividade total entre os discentes e os docentes dos cursos. Esta modalidade de ensino necessita de profissionais preparados para a elaboração de materiais didáticos específicos, para a administração de cursos e para a adoção da metodologia e das ferramentas aplicadas em EAD.

A organização pedagógica dos cursos a distância combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, internet, webconferências e fóruns. As atividades propostas pelos professores das unidades curriculares envolvem o uso de ambiente virtual de ensino e aprendizagem, por meio da Plataforma Moodle.

Os estudantes se reúnem presencialmente nos polos presenciais para, por intermédio do tutor, elucidar dúvidas e desenvolver atividades. Os polos de apoio presencial são espaços físicos mantidos pelos municípios ou governo do estado, que oferecem infraestrutura física e tecnológica para subsidiar as ações pedagógicas dos cursos.

As propostas de cursos e programas elaborados na modalidade a distância deverão ser aprovadas pelo Conselho Superior, segundo as diretrizes e os padrões de qualidade estabelecidos na legislação em vigor. Poderão ser ofertados também para os alunos dos cursos presenciais regulares ou não, seja na forma de suporte para unidades curriculares presenciais, ou como para a substituição de componentes curriculares integrais, desde que planejados e autorizados pelo CONSUP.

A Diretoria de Educação a Distância (DEAD), em conjunto com a Pró-reitoria de Ensino (PROEN), além de manter atualizadas as diretrizes pedagógicas para a oferta com qualidade de cursos na modalidade EAD, regulamentará os procedimentos administrativos e cargas horárias docentes adequadas para cada projeto de curso em EAD, bem como para a elaboração de conteúdos didáticos e gestão de cursos desta modalidade de ensino.

A estrutura curricular dos cursos a distância deverá acompanhar a diretrizes relativas aos Cursos de Graduação na forma presencial, sofrendo adaptações necessárias às especificidades da modalidade a distância.