Página Inicial > Carta de Serviços ao Cidadão > 6. Educação a Distância > 6.2 A Universidade Aberta do Brasil (UAB)

6.2 A Universidade Aberta do Brasil (UAB)

publicado 11/11/2015 17h24 | última modificação 11/11/2015 17h24

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem como prioridade a formação de professores para a educação básica. Para atingir este objetivo central, a UAB realiza ampla articulação entre instituições públicas de ensino superior, estados e municípios brasileiros para promover, através da metodologia da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Ministério da Educação em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior, sob cinco eixos fundamentais:

a) Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso;

b) Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios;

c) A avaliação da educação superior a distância, tendo por base os processos de flexibilização e regulação em implementação pelo MEC;

d) As contribuições para a investigação em educação superior a distância no país;

e) O financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância. Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o Sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema busca fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.