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Página Inicial > Carta de Serviços ao Cidadão > 7. Departamento de Comunicação e Eventos
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7. Departamento de Comunicação e Eventos

publicado 11/11/2015 17h29 | última modificação 11/11/2015 17h29

O Departamento de Comunicação e Eventos é o órgão da Reitoria responsável pelo assessoramento na área da Comunicação Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Compete ao Departamento de Comunicação e Eventos:

I.         Definir as diretrizes de uma política global, estratégica e integrada de Comunicação Social para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão;

II.        Planejar, coordenar, promover, orientar, supervisionar e avaliar a execução de planos e programas de comunicação social (Imprensa, Relações Públicas, Propaganda e Publicidade, Eventos, Pesquisa, Identidade Visual e Mídias Digitais), de forma a viabilizar a preservação e ampliação do reconhecimento social da Instituição;

III.      Formular e implementar política, normas, atitudes e atividades de comunicação, eventos e cerimonial para auxiliar o alcance, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, das metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional;

IV.      Dar visibilidade à produção intelectual e de conhecimento gerada no ensino, pesquisa, inovação e extensão do IFMA;

V.        Assessorar gestores, servidores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em assuntos relativos à divulgação estratégica nos meios de comunicação;

VI.      Promover o relacionamento interno e externo com órgãos, instituições e veículos de comunicação, para divulgar ações educacionais, de pesquisa e extensão;

VII.     Acompanhar matérias relativas à área de atuação do IFMA veiculadas pelos meios de comunicação;

VIII.   Planejar, organizar e dirigir os trabalhos relativos à produção de material informativo e de divulgação apoiando as ações do IFMA, sob o prisma do interesse público;

IX.      Propor e acompanhar a produção de conteúdos jornalísticos contratados de terceiros ou produzidos em regime de parceria ou coprodução;

X.        Planejar, organizar, dirigir e implementar projetos especiais de jornalismo;

XI.      Organizar e manter atualizado o arquivo documental sobre veículos de informação e agentes formadores de opinião;

XII.     Sistematizar as informações institucionais a serem difundidas;

XIII.   Planejar e supervisionar o desenvolvimento de produtos jornalísticos que garantam a divulgação de informações de interesse público, assegurando exatidão, isenção, qualidade técnica e pluralidade de pontos de vista e opinião;

XIV.   Desenvolver trabalho de media training com as fontes da instituição, para otimizar o relacionamento com a mídia;

XV.     Coordenar e supervisionar procedimentos relativos a eventos, bem como acompanhar o reitor ou seu representante legal em solenidades e outros eventos públicos;

XVI.   Planejar, organizar e participar de promoções, eventos e cerimônias no âmbito da instituição;

XVII.  Assistir e subsidiar, quando solicitado, os campi e Pró-reitorias no planejamento e na realização de eventos e de outras efemérides de natureza local, especialmente quando prevista a presença do reitor ou seu representante legal;

XVIII. Coordenar e supervisionar procedimentos relativos à comunicação interna para integração entre as diferentes áreas e o compartilhamento das metas institucionais;

XIX.   Organizar e manter atualizado o mailing de servidores, pesquisadores, representantes estudantis do IFMA e de autoridades diversas;

XX.     Organizar e manter atualizado o calendário de eventos da instituição;

XXI.   Desenvolver campanhas e produtos institucionais para promover a construção e consolidação da imagem e conceito da instituição diante dos seus públicos de interesse;

XXII.  Planejar, organizar, implementar, orientar, supervisionar e avaliar pesquisas de opinião e mercadológicas, internas e externas;

XXIII. Prever e gerenciar crises de imagem na instituição;

XXIV. Identificar os pontos fortes e fracos da comunicação social do IFMA para elaboração de estratégias e táticas para fortalecimento da imagem institucional;

XXV.  Estabelecer parcerias para facilitar a presença do IFMA em eventos e ações estratégicas para o estreitamento da relação entre o Instituto e seus diferentes públicos de interesse;

XXVI. Definir ferramentas de comunicação e de relacionamento a serem utilizadas junto aos públicos interno e externo, a fim de facilitar a gestão da informação, a produção e a gestão do conhecimento;

XXVII. Organizar as visitas oficiais de autoridades estrangeiras ao IFMA, inclusive sua agenda de conversação e negociação, programa, cronologia, atos, recepções e cerimônias, coordenando-se com o chefe do cerimonial da instituição de origem dessas autoridades;

XXVIII.Colaborar na organização das visitas do Reitor ou seu representante legal às autoridades estrangeiras e a países estrangeiros;

XXIX. Organizar a recepção a visitantes oficiais de outros municípios e estados da Federação;

XXX.  Coordenar as providências de cerimonial com os pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores de campi e outras autoridades em cuja área de competência e jurisdição se realizem cerimônias com a presença do Reitor e especificamente por ocasião de cerimônias militares, de conferências, exposições de ciências, tecnologia e arte, de competições desportivas, jogos e festivais, de solenidades cívicas, culturais e literárias, de sessões solenes e atos comemorativos de datas festivas;

XXXI. planejar, organizar e definir estratégias de marketing, propaganda e publicidade do IFMA junto aos seus diferentes públicos, considerando os recursos organizacionais disponíveis;

XXXII.Planejar a realização de pesquisas de mercado, além da criação e veiculação de peças e campanhas publicitárias;

XXXIII.Criar mecanismos e estratégias para monitorar as ações de comunicação implantadas pela concorrência direta e indireta (formada por outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, assim como agentes de fomento nessas áreas);

XXXIV.Planejar e desenvolver novos produtos e/ou serviços na área de comunicação;

XXXV.Estabelecer ações de endomarketing junto aos gestores, servidores, prestadores de serviço e fornecedores;

XXXVI.Fomentar e planejar ações de marketing social e ambiental do IFMA;

XXXVII.Encaminhar à imprensa editais, avisos, comunicados, convocações e outras publicações de interesse da instituição junto à comunidade, em cumprimento à legislação, como publicidade legal;

XXXVIII.Planejar, organizar, implementar, orientar, supervisionar e avaliar projetos de programação visual nas áreas editorial (livros, jornais e revistas), institucional (projetos de identidade visual do IFMA), publicitária, promocional (embalagens e materiais promocionais), marketing direto (catálogos), sinalização e web design (layout);

XXXIX.Organizar e manter atualizado o portfólio de produtos visuais e o Manual de Identificação do Instituto (sinalização padrão e uniformes);

XL.     Controlar a produção gráfica de peças institucionais, estabelecendo prazos e procedimentos;

XLI.    Propor a adoção de novas técnicas e tecnologias com vistas ao aumento da qualidade e da diversidade dos conteúdos e suportes comunicacionais, observadas as diretrizes da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação sobre tecnologia da informação, convergência tecnológica e novas mídias;

XLII.  Responder pela produção de conteúdos a serem veiculados sob a forma de radiojornais, telejornais, noticiários ou qualquer formato de produção audiovisual para os canais públicos de radiodifusão, mídias sociais, digitais, na internet e serviços conexos;

XLIII. Planejar, implantar, organizar e dirigir projetos especiais de comunicação;

XLIV. Propor a contratação de bens e serviços necessários à execução das competências do Departamento de Comunicação e Eventos, observadas as diretrizes fixadas pela instituição, bem como – mediante contratos e a preços de mercado – negociar produtos conexos com a prestação de serviços de comunicação com outros órgãos e entes públicos ou privados, principalmente no que se refere a:

a)         desenvolvimento e produção de programas e conteúdos audiovisuais e multimídia;

b)         produção, transmissão e gravação, em áudio ou áudio e vídeo, de ações e eventos de interesse do IFMA;

c)         produção e distribuição de publicidade legal;

d)        organização, manutenção e operação de bancos de dados com informações jornalísticas;

e)         a formação e capacitação de pessoal nas áreas de comunicação, radiodifusão e serviços conexos externos;

XLV.  Proceder a toda organização administrativa e documental (incluindo material de expediente, acervo bibliográfico, equipamentos, dispositivos de armazenamento digitais, clipping, – documentos referenciais – PDI, Relatórios, etc. – e outros conexos) e execução dos serviços administrativos do Departamento de Comunicação e Eventos;

XLVI. Gerir, planejar, organizar e dirigir serviços, equipamentos e instalações para garantir a agilidade e autonomia na execução dos serviços relacionados ao Departamento de Comunicação e Eventos;

XLVII.Planejar, organizar e dirigir serviços de documentação, arquivamento e análise de mídia;

XLVIII.Expedir aos campi, mediante autorização superior, todo material de divulgação/comunicação, inclusive encaminhados por outros institutos e entidades;

XLIX. Elaborar relatórios gerenciais;

Chefe da Assessoria de Comunicação

Cláudio Antônio Amaral Moraes

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 (98) 98420-7579/ 3215-1824

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