Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Corpo Docente
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

publicado 27/03/2020 12h37 | última modificação 27/03/2020 13h50

Alberes de Siqueira Cavalcanti

Possui Doutorado em Educação em Ciências (UFMT/UFPA), Mestrado em Educação (UFMA) e Licenciatura em Filosofia (UECE). Tem Especializações em Comunicação (UNISINOS) e em Formação Docente para atuação em EaD (ESAB). Tem experiência docente na Educação Básica, Técnica e Superior, com ênfase em Filosofia e Educação, desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados à filosofia da educação, epistemologia, formação docente, imaginário educacional e científico. É professor do IFMA, Campus São Luís Monte Castelo, com atuação na educação profissional e tecnológica e nos cursos de licenciatura. Atualmente é coordenador acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Mestrado Profissional em Rede (ProfEPT) do IFMA. Coordena o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação (Paidéia), do IFMA Campus São Luís Monte Castelo.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Alberico Francisco do Nascimento

Doutor em Políticas Públicas UFMA (2011), Mestre em Educação UFMA (2004), Especialista em Metodologia do Ensino Superior UFMA (1997) Graduado em Pedagogia UFMA (1996). Atualmente é Professor Associado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnológica do Maranhão – IFMA, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT/IFMA, Consultor ad hoc da FAPEMA, Líder do Grupo de Pesquisa – Núcleo de estudos sobre Trabalho, História e Educação – NETHE e Membro do Grupo de Pesquisa HISTEDBR-MA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas para a educação superior, Educação e Novas tecnologias da informação e da comunicação, Internacionalização da Educação e Políticas Públicas, Gestão e Organização da Educação Básica.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Álvaro Itaúna Schalcher Pereira

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos com área de concentração em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Linha de Pesquisa em Microbiologia e Bioprocessos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), MBA em Gestão de Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (IBTA), Mestre em Química, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Química todos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Consultor Ad Hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Orientador, Coorientador e Membro de Projetos de Iniciação Científica e Pesquisa (PIBIC) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) de Ensino Superior e Médio, além de Coordenação em Projeto Institucional. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Membro dos Grupos de Pesquisa: Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências (QMAEC); Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA). Compõe o Banco de Avaliadores do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e o Quadro de Avaliadores do Comitê Científico na área de Ciências Agrárias, Representante Docente do Conselho Diretor (CONDIR) e Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Interdisciplinar, Ciência, Cultura e Tecnologia, com ênfase em Práticas Educativas voltadas a Educação Profissional e Tecnológica, com abordagens nos espaços formais e não formais e Orientações e Coorientações em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) e Dissertações de Mestrado. Atuando na área de Educação à Distância, Diversidade e Inclusão da Educação do Campo. Possui autoria de livros nas áreas de Educação, Química e Tecnologia em Alimentos. Parecerista revisor de periódicos: Revista de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), Revista Ciência, Tecnologia e Humanidades (CIENTEC), Revista Práxis (PRÁXIS), Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Acta Tecnológica (ACTA), Revista Ensino em Foco, Revista Cubana de Plantas Medicinales (RCPM) e Engenharia na Agricultura (REVENG). Atualmente faz parte do Corpo de Docentes Permanentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


André Luís Silva dos Santos

Graduado em Licenciatura em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2002), Mestrado em Engenharia de Eletricidade, ênfase em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Petroleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão. Atua como pesquisador em Geoprocessamento com ênfase em Sensoriamento Remoto, SIG, Banco de Dados Espaciais, Geodésia de Precisão e Monitoramento Costeiro e na área de Informática Aplicada com ênfase em Sistemas de Recomendação, Recuperação e Filtragem de Informação com ênfase espacial. Atualmente é o diretor Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Maranhão.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Dea Nunes Fernandes

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (1988), Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Rio Claro (2001). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista- UNESP campus Rio Claro (2011). Membro do grupo de pesquisa ” História Oral e Educação Matemática”- GHOEM/UNESP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica – GEPEPT/IFMA. Professora do 3º grau do Departamento de Matemática do IFMA. Professora efetiva do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFMA. Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Atualmente é Coordenadora de Área do Subprojeto de Matemática do PIBID/IFMA, Campus São Luís- Monte Castelo. Membro do Corpo de Assessores Científicos da Revista “Acta Tecnológica” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA. Consultora ad hoc da FAPEMA. Membro da Comissão de Avaliadores do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação da PRPGI/IFMA. Membro da Comissão de Avaliação de Professor Associado do IFMA. Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra , Ciências Humanas e Multidisciplinar com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino,aprendizagem e formação de professores.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Elen de Fátima Lago Barros Costa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade CEUMA (1993). Graduada em Artes Práticas pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA (1987). Professora do PROFEPT/Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Professora Magistério Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho e Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo/GEPEC/UFSCAR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UNICAMP. Pesquisadora do Grupo História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR – GT Maranhão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Paideia / IFMA. Todos os grupos de pesquisa são devidamente cadastrados e certificados pelo CNPQ. Atualmente desenvolve pesquisas, tendo como objeto de estudo: precarização e intensificação do trabalho docente no Brasil; expansão dos IFETs no Brasil; história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e no Maranhão.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Eliane Maria Pinto Pedrosa

Graduada em PEDAGOGIA, com Mestrado em Educação Profissional e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ? REAMEC/UFMT. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA/ Campus São Luis ? Monte Castelo. Professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfPET/ IFMA. Professora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física . Atualmente é Coordenadora Institucional do Programa de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR. Consultora ad doc da FAPEMA. Tem experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Currículos, Formação de Professores, Didática e Metodologia do Ensino, Avaliação Educacional, Planejamento e Politicas Educacionais, Educação e Trabalho, Educação e Ensino em Ciências da Natureza e Matemática. Possui publicações em Periódicos Científicos, Revistas e Livros voltados para as temáticas de Formação de Professores, Currículo, Educação e Trabalho, Educação e Ensino em Ciências da Natureza e Matemática.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Francisco Adelton Alves Ribeiro

Doutor em Biotecnologia (RENORBIO/UFPI). Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas (UEMA), Especialista em Redes de Computadores (FSA) e Docência do Ensino Superior (FACID). Atualmente Docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Líder do Grupo de Pesquisa Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Membro dos Grupos de Pesquisas: Núcleo de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática; Pesquisa em Oncologia Ginecológica e Mamária. Consultor ad hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Compõe o corpo de docentes permanentes do Mestrado Profissional em Educacao Profissional e Tecnol6gica ofertado em rede nacional do IFMA, o Banco de Avaliadores SETEC-MEC, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e do Comitê Científico Institucional do IFMA. Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra e Interdisciplinar, com ênfase em Educação Tecnológica e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientador e membro de projetos de Iniciação e Pesquisa: PIBIC Ensino Superior e Médio, PIBITI Ensino Médio, além de coordenação Projeto Institucional. Membro do Comitê Científico Institucional do IFMA. Consultor das plataformas de Ensino a Distância: Blackboard e Moodle, em Instituições Educacionais e Corporativas. Tem experiência em Educação e Tecnologia, Inteligência Computacional, Processamento de Imagens e Aprendizado de Máquina. Autor de Programa de Computador, com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), coordenador Adjunto Local PRONATEC/MEDIOTEC, campus Codó.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Marcus Ramusyo de Almeida Brasil

Comunicólogo, com habilitação em Publicidade e Propaganda. É professor de Comunicação / Fotografia e Multimídia do IFMA – Campus São Luís Centro Histórico (licenciatura e médio integrado em Artes Visuais, técnico em Processos Fotográficos e especialização em Arte, Mídia e Educação). Coordenador do Núcleo de Produção Digital (IFMA/MinC/MAVAM). Coordenador do NUPPI (IFMA/CCH) – Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem. Pesquisador do NEAMP (PUC-SP) – Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política. Autor de artigos sobre arte, mídia e cultura. Foi professor da UFMA (2007-2008) e da UEMA (2006 – 2008), e professor convidado da UFRJ (2013). Coordenador Operacional do Minter em Memória: Linguagem e Sociedade – IFMA/UESB (2016 – 2019). Foi coordenador da Licenciatura em Artes Visuais do IFMA (2018). Atualmente é professor do Programa de Mestrado Profissional em Artes PROFARTES (Capes 4) da UFMA/UDESC e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT da Rede Federal de Educação Tecnológica. Esteve como Visiting Scholar no Programa de Doctorado en Artes y Educación – Universidad de Granada – Espanha (Bolsista do Programa Movilidad de Profesores e Investigadores Brasil-España, da Fundación Carolina – 2017), onde desenvolveu o projeto do MUCA – Museu Contemporâneo de Arte. Pós-Doutorado em Comunicação pela UFRJ, na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas. Pós-Doutorado em Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Universidad de Manizales, CLACSO), com estágio de pesquisa no Instituto Gino Germani, da Universidad de Buenos Aires. (bolsista FAPEMA) Doutor em Ciências Sociais (bolsista FAPEMA) pela PUC-SP (2011), sob orientação de Dr. Miguel Chaia (membro da diretoria das Bienais de São Paulo de 2010 e 2012; vice-presidente do MASP; curador do Instituto Tomie Ohtake). Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (bolsista FAPEMA / 2005). Ganhou os prêmios de melhor tese de doutorado da ANPOCS – Prêmio Rômulo de Almeida – e da FAPEMA – área: Ciências Humanas e Sociais, ambos em 2012. Tem experiência na área de Artes Visuais, Comunicação e Música, com ênfase em Antropologia da Imagem, Tecnologias da Comunicação e Estéticas, Cultura Midiática, Imagem, Música e Grupos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia da imagem, sociologia da arte, cinema, comunicação, música popular, cultura popular, fotografia, vídeo, cultura midiática e sociologia da cultura. Realizou o longa Maranhão 669 – Jogos de Phoder (2014) e os curtas ficcionais Carnavalha (2016) e Meus 20 Melhores Amigos (2012), além dos documentários Natureza Fala (2016) e o Reggae no Caribe Brasileiro (2011) e as videoartes Massa Estanque (2014) e Plano de Gerenciamento Estratégico dos Recursos Ambientais do Patrimônio Natural da Cidade de São Luís (2017). Publicou os livros: O Reggae no Caribe Brasileiro (Pitomba, 2014) e Reggae, Funk e Tecnobrega: fragmentos cintilantes e ressonâncias culturais do Atlântico Negro e do Caribe no Brasil (EDUFMA, 2014). Organizou os livros: A Imagem na Idade Mídia: mediações na imagem e o popular contemporâneo (EDUFMA, 2010), Visualidades: comunicação, arte e cultura nos anos 10 (EDUFMA, 2014), História, política e imagem dialética (EDIFMA, 2017) e Maranhão 669 e a potência das imagens (EDIFMA, 2017).

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Odaleia Alves da Costa

É Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2008). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2005). Realizou estágio pós-doutoral sob a supervisão da Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza, na UNESP Araraquara, com a seguinte pesquisa: História e Memória do EDURURAL/NE no Estado do Maranhão: 1980-1987. Atualmente é professora do Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon, atua como professora das disciplinas pedagógicas na Licenciatura em Ciências Biológicas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Mestrado Profissional no IFMA, Campus São Luís, Monte Castelo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação rural no Maranhão, livro didático, educação do campo, movimentos sociais, história das instituições escolares. Líder do grupo de pesquisa: História e Memória das Instituições Escolares (NEPHIME), vinculado ao CNPq e certificado pelo IFMA.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Paula Francineti Ribeiro de Araújo

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados, na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Estudos de Fronteira. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013) com estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Université de Genève com Jean-Paul Bronckart. Professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão. Professora do PROFEPT/IFMA-Monte Castelo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente com alfabetização e letramento de jovens e adultos, prática de ensino, formação de professor e produção de materiais didáticos. Líder do Grupo de Estudo, Formação e Linguagem – www.geforlin.com – vinculado a PRPGI/IFMA dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7497581804556494; participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) vinculado ao PPGL/UFC<http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0089801MY7FO09>, ambos com os objetivos: i) desenvolver pesquisas no âmbito da formação de professores de línguas materna e estrangeiras, e ii) produzir e analisar material didático de línguas materna e estrangeiras.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Raimundo Santos de Castro

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2003), especialista em Educação Profissional Integrada com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo (2016). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo. Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, Educação, Metodologia do Ensino da Matemática, História e Filosofia da Educação Matemática, Jogos no Ensino de Matemática, Etnomatemática.

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes


Fim do conteúdo da página